Conheça o jogador que deu nome ao cargo de gandula - Esportes - Santa

Vers?o mobile

 

Histórias do futebol25/03/2014 | 07h31

Conheça o jogador que deu nome ao cargo de gandula

Bernardo Gandulla defendeu o Vasco em 1939, antes de ir para o Boca Juniors

Conheça o jogador que deu nome ao cargo de gandula Reprodução/Reprodução
Gandulla, um ídolo argentino na década de 1940 Foto: Reprodução / Reprodução

Gandula é uma expressão tipicamente brasileira. E que se originou por causa de um jogador argentino, lá no final da década de 1930. Na época, o Vasco trouxe do Ferro Carril um meia-atacante que era uma das promessas — Bernardo Gandulla, então com 22 anos. Mas como a legislação na época não era muito clara sobre as transferências internacionais e o jogador também não conseguiu se acertar no time, Gandulla jogou muito pouco e ficou mais tempo no banco de reservas.

Mesmo assim, entrou para a história do futebol brasileiro. Nos jogos do Vasco, querendo mostrar ser útil, era bem comum vê-lo indo buscar as bolas que saíam pelas linhas de fundo ou lateral. Independente de quem fosse a posse de bola. Por isso, quando os primeiros garotos começaram a ser contratados para pegarem as bolas, receberam o nome de gandulas.

Em 1940, ele voltou para Argentina e foi contratado pelo Boca Juniors, onde se destacou a ponto de, anos mais tarde, dar nome ao troféu que premiava o melhor jogador do futebol argentino. Defendeu também o River Plate, o Auxerre (Suíça) e o Manchester City (Inglaterra). Pendurou as chuteiras em 1946 e virou treinador. O jogador nasceu em 1º de março de 1916 e faleceu em 7 e julho de 1999.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
Jornal de Santa Catarina
Busca