Grêmio é goleado pela Ponte Preta e chega a seis jogos sem vencer no Brasileirão - Esportes - Santa

Tá feia a coisa14/09/2016 | 22h54Atualizada em 15/09/2016 | 00h34

Grêmio é goleado pela Ponte Preta e chega a seis jogos sem vencer no Brasileirão

Fábio Ferreira, Roger e William Pottker marcaram os gols do time paulista

Grêmio é goleado pela Ponte Preta e chega a seis jogos sem vencer no Brasileirão ALE CABRAL/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: ALE CABRAL / AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica

luis.benfica@zerohora.com.br

O roteiro que incomoda a torcida ao longo de todo o Brasileirão voltou a se repetir. Sem força e criatividade e com baixo poderio ofensivo, o Grêmio voltou a perder fora de casa, desta vez para a Ponte Preta, em Campinas, por 3 a 0. O resultado, desastroso, fez a equipe despencar da sexta para a oitava posição e ver complicada a chance até de Libertadores no ano que vem. Já são seis jogos seguidos no Brasileirão sem vitória, num dos piores momentos da temporada. Ainda no vestiário em Campinas, o técnico Roger Machado pediu demissão.

O primeiro tempo foi duro de assistir. Pressionado pela marcação alta da Ponte Preta, o Grêmio errava nas saídas pelas laterais e nos passes longos com que Walace tentava acionar os atacantes. Como de hábito em jogos fora de casa, a equipe não assumiu a postura agressiva. Preocupado também em marcar, Lincoln, o substituto de Douglas, aproximava-se pouco dos atacantes. Luan, como de costume, assumia a função de criar, mas sofria com uma sequência de faltas pouco observada pela arbitragem. Bolaños e Pedro Rocha, abertos pelos dois lados, pouco faziam.

Leia mais:
Confira a tabela de classificação do Brasileirão
Em 2016, Grêmio sofreu 46% dos gols na bola aérea 
Bolzan lamenta saída de Roger e projeta mudança no departamento de futebol

Ainda assim, o Grêmio foi o primeiro time a arriscar. A oito minutos, em passe certeiro de Lincoln, Luan antecipou-se à marcação, mas cabeceou errado. Mesmo sem maiores atributos técnicos, a Ponte Preta ofereceu algum perigo. Como aos 24 minutos, no lance em que Marcelo Oliveira derrubou Nino Paraíba na entrada da área e recebeu cartão amarelo. Na cobrança de falta feita por Maycon, Grohe defendeu bem.

Mal no ataque, o Grêmio também exibia dificuldades defensivas. Logo percebidas pela Ponte Preta, que passou a explorar os lances aéreos. Aos 26 minutos, Grolli pulou sozinho em escanteio e cabeceou no travessão. No último lance de perigo, a 31 minutos, foi a vez de Kannemann falhar. Ele cabeceou para trás e fez praticamente um passe para Pottker, que chutou alto.

O lance de surpreendente categoria de Marcelo Oliveira a dois minutos sugeriu uma postura mais ousada do Grêmio no segundo tempo. O lateral-esquerdo avançou desde o campo do Grêmio, driblou três marcadores e chutou para defesa difícil de Aranha. O time já contava com o jovem Batista no lugar do improdutivo Bolaños e parecia disposto a espantar a pasmaceira da primeira etapa. Uma ilusão passageira. A sete minutos, em falta batida da direita, Fábio Ferreira, sem ser assediado por qualquer marcador, desviou de cabeça, venceu Grohe e fez 1 a 0.

A partir de então, criou-se o pânico. Primeiro, no lance em que Grohe saiu em disparada atrás de Maycon e, na sobra, Clayson bateu com perigo. Na sequência, Matheus Jesus quase marcou em chute cruzado. A resposta do Grêmio, com Batista, resultou em conclusão errada, sobre João Vitor.

Faltava coordenação ao time. E, por vezes, havia excesso de individualismo. Como na jogada em que Luan, após driblar três marcadores na área, preferiu o arremate, mesmo sem ângulo. E ainda havia o risco dos contra-ataques, com o veloz Clayson. A 30 minutos, o golpe final. Nino Paraíba ergueu da direita e Roger, com Geromel distante, cabeceou e fez 2 a 0. O 28º gol de bola aérea sofrido pelo Grêmio na temporada. 

Pra completar a noite trágica, Geromel cometeu pênalti nos minutos finais. Pottker converteu e ampliou a crise do Grêmio.

Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES



 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteCom expectativa de grande público, Avaí recebe o Paysandu  https://t.co/KW1gAOYrXU #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteCriciúma tem confronto direto com o Bahia na luta pelo G-4 da Série B https://t.co/gX37SPcZxR #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros