Menos de um ano após inauguração, pista de bicicross é demolida em Joinville - Esportes - Santa

Esporte13/09/2016 | 07h59

Menos de um ano após inauguração, pista de bicicross é demolida em Joinville

Decisão partiu da associação de moradores da região após consulta à comunidade

Menos de um ano após inauguração, pista de bicicross é demolida em Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Sem orçamento para a segunda etapa das obras, pista não era utilizada Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Há dez meses, o loteamento Minas Gerais, no bairro Nova Brasília, recebia um evento que celebrava a construção de uma pista de bicicross. Ela havia sido construída pela Associação Joinvilense de Bicicross Black Bull e era inaugurada com demonstrações dos jovens atletas. No entanto, há cerca de duas semanas, o local voltou a ser um terreno baldio.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Minas Gerais, Alberto Backef Engler, a decisão foi tomada após consulta à comunidade e com autorização da Prefeitura de Joinville, que cedeu o terreno público para a construção da pista. Ele afirma que, como a obra não foi concluída, quase não era utilizada nem mesmo pela associação de bicicross, e o local ficava abandonado, com mato alto e acúmulo de água. Lixo também estava sendo descartado no terreno.

– Reunimos mais de 300 assinaturas de moradores que desejavam outro projeto, como uma quadra de futebol. Afinal, bicicross é um esporte caro, não é qualquer bicicleta que pode ser usada na pista, então as pessoas que moram na região não a aproveitavam – afirma Alberto.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Joinville declarou apenas que esta área pertence ao município e pode ser usada em benefício da comunidade daquela região. A vontade da Associação de Moradores do Loteamento Minas Gerais é construir um campo de futebol de gramado no terreno. Assim, além de montar uma escolinha de futebol que contemple o grupo de cem crianças da região que participam de projetos da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), a quadra também pode ser utilizada pelos três times de futebol amador do bairro.

– Acho que precisa haver uma pista, mas não aqui, no meio do nada. Campeonatos de bicicross precisam de uma estrutura em volta que o nosso loteamento não tem. Mas, com um campo de futebol, competições como o Copão Kurt Meinert podem acontecer aqui – avalia o presidente da Associação de Moradores.

Sem treino em Joinville

Osmar Schmitd, coordenador técnico da Associação Joinvilense de Bicicross Black Bull, lamentou a decisão de demolir a pista. Ela levou seis anos para chegar ao ponto em que estava, já que todo o investimento foi da associação, a partir de doações de comerciantes, de arrecadações em ações na comunidade e de colaborações dos integrantes.

– Fazíamos almoços para arrecadar dinheiro, mas era pouquinho. E a mão de obra era toda dos meninos que competem em bicicross – diz Osmar.

Para que a pista ficasse pronta era necessário concretá-la, e essa fase exige um investimento maior. Segundo Osmar, a associação estava fazendo uma ação entre amigos para começar a comprar os sacos de cimento e as cargas de saibro, mas levaria pelo menos um ano para a conclusão da obra, que ainda precisaria de investimento para a contratação de mão-de-obra. Enquanto isso, o gramado não era aparado justamente para que as crianças do bairro não tentassem andar de bicicleta no local e se machucassem.

Com a demolição da pista, a Associação Joinvilense de Bicicross não pretende fazer uma nova tentativa em outro local. Sem pista oficial em Joinville — a construída no Parque São Francisco, no Adhemar Garcia, não tem as medidas corretas para campeonatos — os atletas da associação precisam ir duas vezes por semana à pista de Jaraguá do Sul para treinar.

– O pessoal está desistindo e os competidores querem representar outras cidades. Joinville, apesar de ser a cidade das bicicletas, não dá nenhum incentivo para o bicicross – queixa-se Osmar.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Cultura 12/09/2016 | 07h31

Após crise de gestão, Museu Nacional do Mar será administrado pelo município de São Francisco do Sul

Criado para ser referência em acervo de barcos, o local vivia em condições precárias de conservação predial e preservação do acervo

Velocidade 26/06/2016 | 20h35

Inauguração da nova pista de motocross de Joinville reúne 5 mil pessoas

Confira o resultado da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro e da 3ª etapa do Campeonato Catarinense

 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteRodrigo Faraco: 12 trabalhos para Marquinhos Santos manter o Figueirense na elite https://t.co/57F3PLMYz0 #LeiaNoSantahá 17 horas Retweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteTécnico do Avaí é cauteloso: "Vamos tentar ganhar o máximo possível" https://t.co/dMn7mdEYuW #LeiaNoSantahá 18 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros