Na estreia de Tite, Brasil supera altitude e goleia o Equador - Esportes - Santa

Que começo!01/09/2016 | 19h59Atualizada em 01/09/2016 | 20h43

Na estreia de Tite, Brasil supera altitude e goleia o Equador

Neymar e Gabriel Jesus fizeram os gols brasileiros

Na estreia de Tite, Brasil supera altitude e goleia o Equador RODRIGO BUENDIA  / AFP/AFP
Foto: RODRIGO BUENDIA / AFP / AFP

Uma Seleção confiante e organizada como há muito não se via bateu o Equador por 3 a 0, em Quito, e garantiu a Tite uma estreia com vitória e boa atuação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Neymar, de pênalti, e Gabriel Jesus, em dois gols de puro talento, garantiram o placar elástico para recobrar a confiança da equipe.

Tite colocou em campo o time que já havia anunciado na véspera da partida. Posicionou Neymar pela esquerda, com Gabriel Jesus como centroavante e Willian do lado direito. Casemiro era o guardião da defesa, com Paulinho e Renato Augusto logo a sua frente.

Leia mais:
Confira a tabela de classificação das Eliminatórias
Gabriel Jesus sobre estreia na Seleção com gol: "Não tinha como ser melhor"
Cotação ZH: Gabriel Jesus é o destaque da Seleção na vitória contra o Equador

O primeiro tempo foi equilibrado, mas com o Brasil mais perigoso. Desde o apito inicial, via-se a evidente dificuldade de Daniel Alves com as investidas de Jefferson Montero pelo lado esquerdo. Logo a 2 minutos, ele passou como quis pela marcação e rolou para trás. Miranda deu um carrinho salvador para impedir a finalização de Caicedo.

As arrancadas pelo lado, combinadas com uma marcação adiantada do Equador que provocava erros brasileiros na saída de bola, indicavam um cenário preocupante, mas quando a Seleção conseguia ultrapassar o primeiro combate do adversário encontrava espaços para mostrar os primeiros sinais de evolução com o novo comandante.

Havia aproximação entre os jogadores para tabelar e trabalhar a bola na intermediária. O controle do jogo era do adversário e o Brasil esbarrava em erros na hora de definir, mas chutes de média distância levavam algum perigo ao gol de Domínguez. No final do primeiro tempo, a Seleção viveu um momento difícil, multiplicando os equívocos no início das jogadas que caracterizaram os primeiros minutos. 

Leia mais:
Colômbia vence a terceira seguida nas Eliminatórias e aguarda o Brasil 
Bolívia vence o Peru no duelo entre os desesperados das Eliminatórias

O Equador retomava a bola já no campo ofensivo e forçava pelos flancos para ameaçar.Foi no segundo tempo que se viu, com mais clareza, que o Brasil de Tite era outro. Em vez de se fechar atrás, o Brasil tomou a iniciativa do jogo.

Neymar, discreto nos primeiros 45 minutos, passou a participar intensamente e mostrar porque é o principal jogador do time. As trocas de passe envolvente resultavam em boas chances, como nos contra-ataques em que Renato Augusto e Marcelo finalizaram cruzado, perto do gol.

O domínio se traduziria em vantagem no placar aos 26 minutos. Gabriel Jesus aproveitou uma bola esticada e o vacilo do zagueiro para se antecipar ao goleiro Dominguez, dando um tapa na frente e sofrendo o pênalti. Neymar cobrou com segurança para fazer 1 a 0.

Justo quando se imaginava uma pressão equatoriana em busca do empate, o lateral Paredes fez o favor de entrar de sola na canela de Renato Augusto. Como já tinha amarelo, foi expulso.

Em vantagem numérica e com o 1 a 0 no placar, restou ao novo Brasil administrar e forçar somente quando havia espaço. Os toques finais na melhor estreia possível de Tite vieram com Gabriel Jesus. E que toques. 

Aos 41, Marcelo foi à linha de fundo, cruzou à meia altura, e o centroavante deu um leve toque com o lado externo do pé para marcar. Depois, aos 46, recebeu na entrada da área e, com um chute colocado, botou a bola no ângulo esquerdo de Domínguez para avisar que a Seleção, sob nova direção, é bem diferente.

*ZHESPORTES

 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteEm jogo ruim, Chapecoense perde fora de casa para o Grêmio https://t.co/iVfv5otaZG #LeiaNoSantahá 9 horas Retweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteAugusto Ittner: Blumenau vence e assume a liderança do Estadual de Basquete https://t.co/ERIBHXH9qn #LeiaNoSantahá 11 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros