Copa Brasil de Paraciclismo tem medalhista Lauro Chamam  - Esportes - Santa

Superação10/10/2016 | 12h09Atualizada em 10/10/2016 | 12h10

Copa Brasil de Paraciclismo tem medalhista Lauro Chamam 

Grande Florianópolis recebe o evento nos próximos sábadp e domingo (15 e 16/10) com a presença de mais de 100 atletas no Continente Shopping

Copa Brasil de Paraciclismo tem medalhista Lauro Chamam  1ª Via Comunicação/Divulgação
Medalhista paralímpico Lauro Chaman estará presente na prova de alto nível do final de semana Foto: 1ª Via Comunicação / Divulgação

Depois de o Brasil sediar as Paralimpíadas, é a vez de o Continente Shopping receber a terceira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo ¿Troféu João Schwindt¿. O evento, que reúne diversos atletas de todo o país, inclusive o medalhista paralímpico Lauro Chaman, será realizado pela primeira vez na Grande Florianópolis, nos dias 15 e 16 de outubro.

O Continente Shopping será o local de concentração e largada das provas, que possuem duas modalidades: `Estrada¿, que vale a ordem de chegada, e `Contrarrelógio¿, que vale a melhor volta em relação ao tempo.

Mais de 100 atletas, com espírito de superação, participarão do evento nas categorias Ciclismo (C1 a C5), Handbikes (H1 a H5), Triciclos (T1 e T2) e Bikes em dupla. A classificação de cada categoria é pelo tipo e grau de deficiência. O percurso, que segue pela SC-281, possui 3 km e se estende até o bairro Sertão do Maruim. A concentração no shopping inicia às 8h, com largada às 9h.

O evento, que já é realizado há quatro anos no Brasil, é promovido pelo Comitê Brasileiro Paralímpico, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Catarinense de Ciclismo, tem o apoio da Fundação de Esportes e da Prefeitura de São José. A próxima e última etapa será em Sergipe, no mês de novembro.

Presença de medalhista paralímpico

O evento contará com a participação do atleta Lauro Chaman, que conquistou duas medalhas inéditas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio: prata na prova de Estrada e bronze na prova Contrarrelógio. O paulista de 29 anos começou a competir no ciclismo aos 15 anos na categoria Junior.

¿Foi então, em 2008, que eu conheci o Soelito Gohr, três vezes campeão mundial de paraciclismo. Ele me assistiu competindo e viu que eu tinha uma deficiência muscular na perna esquerda, então, me convidou para participar do paraciclismo. Até hoje estamos juntos na mesma equipe¿, declara o atleta.

Além das medalhas na Paralimpíada, Chaman foi campeão este ano da Copa do Mundo na Bélgica, nas modalidades Estrada e Contrarrelógio e, em 2015, foi campeão Parapan-Americano nas duas modalidades, além de vice-campeão na prova de Pista.

Serviço:

O quê: 3ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo ¿Troféu João Schwindt¿

Quando: dias 15 e 16 de outubro

Onde: largada e concentração no Continente Shopping

 
 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteChapecó prepara velório coletivo de vítimas de acidente aéreo https://t.co/5LYHJ9eHmW #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteIdentificação das vítimas da queda do avião será por meio de impressões digitais https://t.co/eqQU3nPA5l #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros