Áudio mostra relato de piloto à controladora de voo: "Falha elétrica total e sem combustível" - Esportes - Santa

Instantes antes da tragédia30/11/2016 | 15h23Atualizada em 30/11/2016 | 21h00

Áudio mostra relato de piloto à controladora de voo: "Falha elétrica total e sem combustível"

Miguel Quiroga pediu prioridade para pousar

Áudio mostra relato de piloto à controladora de voo: "Falha elétrica total e sem combustível" Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
ZH Esportes
ZH Esportes

Um áudio de 11 minutos divulgado por veículos de comunicação da Colômbia mostra uma conversa do piloto da Lamia, Miguel Quiroga, com a controladora de voo do aeroporto de Medellín no momento em que a aeronave se aproximava para o pouso. A gravação confirma parte do que foi relatado por um tripulante do voo da Avianca que também se aproximava do aeroporto e ouviu o diálogo. Quiroga cita "falha elétrica total" do avião e que a aeronave está "sem combustível".

No início do áudio, a controladora de voo relata às aeronaves próximas que o avião da Viva Colombia tinha problemas de vazamento de combustível. A 1min57s de gravação, Quiroga pede prioridade para pousar e justifica:

— Em aproximação, solicitamos prioridade para aproximação. Senhorita, se apresentou um problema de combustível.

Leia mais
Órgãos de segurança preparam simulação do translado dos corpos
Famílias de vítimas gaúchas avaliam participação em velório coletivo
Identificação será por meio de impressões digitais

Aos 3min7seg, a controladora diz ao piloto do avião da Chapecoense para "manter a rota e esperar para continuar a descida". Aos 4min10 seg, o piloto pede sinalização para se aproximar, mas a operadora pede que espere porque há outra aeronave fazendo a aproximação logo abaixo. Ela pergunta quanto tempo o piloto tem para permanecer na aproximação, e ele responde: "emergência de combustível, senhorita. Por isso lhe peço, de uma vez, o curso final".

Depois de desviar os demais voos e dar prioridade ao voo da Lamia, a controladora parte para orientações diretas ao avião que levava a delegação da Chapecoense. A transcrição abaixo foi realizada pela TV Caracol, da Colômbia, da conversa a partir do ponto 5min9seg da gravação. Há uma série de termos técnicos que dificultam o entendimento em alguns momentos do diálogo, mas é possível perceber a insistência de Quiroga para fazer a aterrisagem o mais rápido possível, além de seus pedidos para que a controladora lhe desse orientações para o pouso.

Controladora: Mantenha uns 3 mil pés. Pode iniciar a virada. Lema India 133, pode, você, efetuar a virada pela direita para iniciar a descida. Tem o tráfego a uma milha abaixo de você.

Capitão Lamia: Senhorita, solicitamos nos incorporarmos.

Controladora: Capitão, o senhor tem 210, necessito baixar o nível. Teria que se manter e dar pela direita para iniciar a descida.

Capitão Lamia: Negativo, senhorita, estamos já buscando a descida e estamos para o localizador.

Controladora: alfa 9771, vire de imediato pela sua esquerda com rumo 270.

Piloto Avianca: virando à esquerda rumo 270.

Controladora: Lan Colombia 3020 mantenha agora rumo 090. Avianca, de imediato pela esquerda com rumo 290.

Piloto Avianca: (Confirma)

Controladora: Lema Mai, tem um trânsito à sua frente de 18 mil pés alfa 320.

Capitão Lamia: temos acima de nós, senhorita, e estamos em curso final.

Controladora: a aeronave está com 18 mil pés, capitão. Está agora abandonando o trânsito pela esquerda. Adicional tem um trânsito, ainda que já deixou livre 18.500.

Capitão Lamia: a pista e estamos com 1,8... 

(Os outros pilotos movem suas aeronaves, atendendo as indicações da operadora, que se dedica totalmente ao avião da Chapecoense)

Capitão Lamia: Por quanto mais mantemos a rota?

Controladora: Atento Lema, continue a aproximação. Pista úmida... se requer algum serviço em terra.

Capitão Lamia: Contaremos... o serviço em terra através de uns seis mil para o localizador.

Capitão Lamia: Senhorita, linha Lima Mai está em falha total. Elétrica total, sem combustível.

(Silêncio de 7 segundos)

Controladora: pista livre e operando por alerta de nave... bombeiros alertados.

Copiloto Lamia: orientação, diz para ela.

Capitão Lamia: orientação, senhorita, orientação!!!

Controladora: o sinal radar se ativa. Não lhe tenho notificado. Verifique a rota agora.

Capitão Lamia: estamos com rota 360, 360.

Controladora: com rota, vire à esquerda 010. Procederia ao localizador do vor de Rionegro, uma milha adiante do vor. Você se encontra... correto... o confirmo, pela esquerda com rota 350.

Capitão Lamia: esquerda 350, senhorita.

Controladora: sim, correto, você está a 0,1 millhas do vor de Rionegro... Não o tenho com a altitude, Lima Mai India!

Capitão Lamia: 9 mil pés, senhorita... Orientação! Orientação!

Controladora: você está a 8,2 milhas da pista... Que altitude tem agora?

Controlador 2: já não responde...

Controlador 3: já se chocou?... aí já caiu... 

Controladora: Lima Mai, posição?

Contolador 3: já... Já caiu.

* ZH Esportes

 
 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteChapecó prepara velório coletivo de vítimas de acidente aéreo https://t.co/5LYHJ9eHmW #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteIdentificação das vítimas da queda do avião será por meio de impressões digitais https://t.co/eqQU3nPA5l #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros