JEC descarta evento para reunir torcedores no sábado - Esportes - Santa

Série B22/11/2016 | 20h59

JEC descarta evento para reunir torcedores no sábado

Tricolor quer evitar riscos de nova punições do STJD, que proibiu acesso da torcida no jogo decisivo

JEC descarta evento para reunir torcedores no sábado Rodrigo Philipps/Agencia RBS
JEC não terá torcida na Arena em razão das confusões na partida contra o Avaí Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

O jogo que vai definir ou não a permanência do JEC na Série B não contará com o apoio da torcida tricolor. Em razão da confusão ocorrida no clássico contra o Avaí, o pleno do STJD determinou que o Tricolor teria de cumprir uma partida com portões fechados. Por obra do destino, este jogo será justamente o mais decisivo da temporada.

Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br

Sem a torcida, a direção tricolor cogitou algumas hipóteses. Entre elas, estava a instalação de um telão no estacionamento da Arena Joinville. A ideia era reunir os torcedores tricolores para apoiar a equipe fora do estádio.

No entanto, o plano esbarrou em dois receios: o de motivar o Vila Nova (e até o Oeste) na última rodada da Série B; e de correr riscos em razão de uma nova punição do STJD. De acordo com o regulamento geral de competições, não há nenhum item específico que impeça a presença de torcedores fora do estádio quando um clube é punido, mas há advogados em direito desportivo que interpretam este “evento organizado” como algo que possa interferir na partida, que ocorreria ao lado.

Para fugir de qualquer interpretação que ameace o JEC, o Tricolor decidiu abortar o plano. Houve ainda um terceiro motivo para a desistência: medo das reações dos torcedores, nos dois cenários. Se o Joinville escapar, a atenção teria de ser redobrada para evitar invasões com objetivo de comemorar a permanência. Se a equipe cair, o problema seria uma possível revolta dos tricolores.

A única medida confirmada pelo Joinville é a de garantir o mesmo número de policiais no jogo, apesar de a partida ocorrer com portões fechados. A estratégia é que a PM evite que qualquer torcedor tente burlar a segurança para acompanhar a decisão dentro do estádio.

Não é novidade

Jogar com a Arena fechada para a torcida não será uma novidade para o Joinville. No ano passado, o clube viveu a mesma experiência na primeira partida da Série A como mandante. Na ocasião, o Tricolor cumpriu suspensão pelas confusões ocorridas no jogo de 2014 entre o Joinville e a Ponte Preta.

No ano do acesso à Série A e do título da Série B, o JEC recebeu a Ponte Preta na 35ª rodada, venceu por 3 a 1 e se tornou líder da competição. Durante a comemoração do terceiro gol, o locutor do estádio disse que “a Ponte caiu”. A brincadeira provocou revolta nos torcedores da Ponte, que entraram em confronto com a polícia.

Punido pelo STJD por ter sido o provocador da confusão, o Joinville encarou o Palmeiras sem a presença de torcedores.  Na parte de fora do estádio, integrantes da União Tricolor ficaram reunidos e gritaram durante o jogo inteiro. Na época, em nenhum momento foi cogitada punição ao clube por este apoio.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Futebol 21/11/2016 | 07h32

Caminho da salvação do JEC passa por triunfo sobre Vila Nova e tropeço do Oeste

Time catarinense chega à última rodada da Série B com chances reais de permanência na Segunda Divisão

Futebol 18/11/2016 | 21h20

JEC vence o Oeste e se mantém vivo na luta contra o rebaixamento na Série B

Com gols de Kadu e Erick Luis, o Joinville bateu o adversário por 2 a 0 fora de casa

Futebol 18/11/2016 | 08h04

JEC faz o jogo do ano contra o Oeste nesta sexta-feira, em Barueri

Tricolor precisa vencer confronto desta noite para continuar com chances de permanecer na Segunda divisão

 
 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteChapecó prepara velório coletivo de vítimas de acidente aéreo https://t.co/5LYHJ9eHmW #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteIdentificação das vítimas da queda do avião será por meio de impressões digitais https://t.co/eqQU3nPA5l #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros