Números desafiam o trabalho do treinador do Figueirense - Esportes - Santa

Aproveitamento22/11/2016 | 07h37Atualizada em 22/11/2016 | 07h37

Números desafiam o trabalho do treinador do Figueirense

Marquinhos Santos não conseguiu evitar rebaixamento à Série B

Números desafiam o trabalho do treinador do Figueirense Luiz Henrique/F.F.C / Divulgação
Foto: Luiz Henrique / F.F.C / Divulgação

O técnico Marquinhos Santos não conseguiu atingir no Figueirense o objetivo para o qual foi contratado: evitar o rebaixamento da equipe à Série B. Mas, ainda antes de sua vinda, já se sabia que as chances de queda eram maiores do que as de permanência. Talvez seja por isso que, ao que tudo indica, o comandante ganhará um voto de confiança para conduzir o projeto de reformulação do Alvinegro para 2017. Foi isso o que sinalizou o superintendente de Esportes do Furacão, Léo Franco, após a derrota para o Vitória.

Marquinhos foi o sexto treinador do Figueirense na temporada e assumiu o leme do barco quando ele já estava parcialmente à deriva. Mesmo assim, não conseguiu mostrar um desempenho que mudasse a situação da equipe. Na verdade, seu aproveitamento foi ainda pior que o de seus antecessores no cargo.

Sem ser unanimidade, Marquinhos Santos fica no time e terá o seu trabalho analisado com lupa. Já iniciará a próxima temporada – se não houver uma grande novidade pelo caminho – sobre grande pressão. Uma velha máxima do futebol é que, neste esporte, se vive de resultados. E apenas uma vitória e três empates em 10 partidas está muito abaixo da margem aceita pelo Alvinegro.

Profissionais da CBN Diário avaliaram o trabalho de Marquinhos Santos no Figueirense e se ele é o nome certo para começar a temporada.

Renato Semensati - comentarista da CBN Diário
- Trabalho é muito ruim no Figueirense, os números falam por si, 20% de aproveitamento. Esse é um ponto. O trabalho que ele fez foi ruim. "Ah, mas o Figueirense vai começar com ele". O Marquinhos é um ótimo treinador, em outros clubes ele trabalhou bem. Esse grupo de jogadores passaram, fora o Marquinhos, mais quatro, ninguém deu jeito. Então acho que o Figueirense acerta em começar com um treinador que tem um histórico muito bom, mas o Figueirense tem que rever os seus conceitos de futebol, porque o Marquinhos não faz milagre. Isso ficou muito claro, mas acho acertada a decisão de permanecer com ele.

Paulo Branchi - narrador da CBN Diário
- O trabalho dele não foi bom. Apenas uma vitória, 10 jogos no comando. Acho que ele não percebeu o que o time tinha de potencial e o que tinha feito de bom no campeonato que poderia ser aproveitado. Não vi resultado na parte de administração de vestiário, de motivação. De uma maneira geral o time não se comportou bem sob o comando dele. Não teve acréscimo em relação ao que vinha fazendo, até piorou. claro que ele assumiu uma herança bem complicada, mas não conseguiu acrescentar muito no desempenho do time e nos resultados, principalmente. Para o próximo ano ele vai entrar com uma carga muito grande de pressão. Como tem contrato até o final de 2017, como tem o compromisso moral do Figueirense, que trouxe ele do Fortaleza, onde estava bem lá, assumindo aqui já prometendo o próximo ano, ele fica. Dependendo, não do que fez agora, mas do que fez em outras equipes, ele mostrou capacidade para fazer um bom trabalho. Quem sabe iniciando o trabalho no próximo ano, fazendo da maneira que ele gosta, pode dar certo. Mas ele vai começar com uma pressão e um risco muito grande. qualquer falha vai ser difícil segurá-lo.

Fabiano Linhares - repórter da CBN Diário
Marquinhos é um ótimo treinador, mas com esse elenco ele não conseguiu colocar seu trabalho em prática. Os números são claros. Em 10 jogos, ele perdeu seis, empatou três e ganhou um. Então, se a gente for ver pelos números foi ruim, mas ele não teve oportunidade de indicar nenhum jogador, porque as inscrições já tinham terminado. Ele é um bom treinador, eu começaria com o Marquinhos. Tem que ver o desgaste dele porque ele não conseguiu tirar o time dessa situação de queda para a Série B. Aí ,de repente, em caso de um resultado ruim no início do Campeonato Estadual, aí vai ter toda aquela bagagem dele não ter tirado o Figueirense do rebaixamento e venceu muito pouco. Então o Figueirense tem que pensar nisso nesse momento. Mas que ele é um bom treinador, ele é bom treinador. Pensamentos diferentes, jovem, trabalhador. Eu ficaria com ele para o início da temporada.

Foto: Arte DC / Agência RBS

Leia mais:
Rafael Moura se manifesta sobre rebaixamento do Figueirense: "Não queria acreditar no que tinha acontecido"
Dirigente confirma a permanência de Marquinhos Santos como técnico do Figueirense em 2017

Confira a tabela da Série A
Leia mais notícias sobre o Figueirense

 
 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteChapecó prepara velório coletivo de vítimas de acidente aéreo https://t.co/5LYHJ9eHmW #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteIdentificação das vítimas da queda do avião será por meio de impressões digitais https://t.co/eqQU3nPA5l #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros