O que pode acontecer com o Brasileirão se houver jogos cancelados na última rodada - Esportes - Santa

Futuro01/12/2016 | 21h13

O que pode acontecer com o Brasileirão se houver jogos cancelados na última rodada

Presidente do Inter disse que não vê clima para partidas, mas que campeonato "estaria incompleto"

O que pode acontecer com o Brasileirão se houver jogos cancelados na última rodada Bruno Alencastro/Agencia RBS
Inter e Vitória brigam contra a última vaga no Z-4 Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
ZH Esportes
ZH Esportes

O Atlético-MG já enviou um ofício à CBF dizendo que não vai entrar em campo para o seu jogo na última rodada do Brasileirão, contra a Chapecoense. Outros clubes começam a cogitar a possibilidade de ter seus jogos cancelados. Enquanto isso, jogadores alegam não haver clima para as partidas – tudo por conta da tragédia que vitimou a delegação da Chape, na última terça-feira, em Medellín. A atitude, no entanto, tem o potencial de bagunçar a situação do campeonato.

A CBF já se manifestou a respeito do pedido feito pelo Atlético, mas destacou que, "por força do Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2016, terá que cumprir os trâmites previstos para a partida" – o que significa que o clube perderia por WO, deixando o placar final em 3 a 0. Caso a Chapecoense também não apareça em campo, o W.O. seria declarado para os dois times.

Leia mais:
Piffero pede cancelamento da última rodada, mas deixa brecha sobre rebaixamento
Grêmio defende a realização da última rodada do Brasileirão: "Regulamento precisa ser cumprido"
Jogadores do Inter pedem cancelamento da última rodada do Brasileirão

O problema é que situações em que há WO são passíveis de punições por parte do STJD. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva, no seu artigo 203, diz que deixar de disputar uma partida pode acarretar em multa, perda dos pontos do jogo (ou seja, cada clube perderia três pontos) ou exclusão do campeonato – punição aplicável se algum time for prejudicado ou beneficado com o cancelamento.

Vitorio Piffero, presidente do Inter, disse nesta quinta que defende o cancelamento da última rodada do Brasileirão. No entanto, o dirigente deixou claro que o clube não abre mão dos seus direitos se o campeonato não for encerrado.

- O sentimento é de que não poderia mais ter futebol em 2016. Mas, evidentemente, ficamos sujeitos às ordens da CBF. Não sei, a proposta é não ter mais futebol em 2016. Como fazer, o que fazer, eu não sei. Eu não estou abrindo mão de nada, estou colocando um sentimento. O campeonato estaria incompleto - disse Piffero.

A partida entre Chapecoense x Atlético-MG não tem implicações práticas para a tabela. O clube mineiro já está classificado à Libertadores 2017, enquanto a Chape não corre riscos de rebaixamento e nem tem chances de chegar no G-6. Com isso, não haveria problemas se este jogo for cancelado. A questão toda envolve possíveis WOs em jogos com influência na tabela. Na ponta de cima, Atlético-PR, Botafogo e Corinthians disputam duas vagas à Libertadores, enquanto Inter, Sport e Vitória brigam contra a última vaga na zona de rebaixamento. Os seis times entram em campo em partidas diferentes, às 17h do próximo dia 11: Atlético-PR x Flamengo, Grêmio x Botafogo, Cruzeiro x Corinthians, Sport x Figueirense, Vitória x Palmeiras e Fluminense x Inter. Se algum destes times decidir não atuar, abre uma brecha para que algum prejudicado entre no STJD.

O caso mais marcante é o do Figueirense. Já rebaixado no Brasileirão, o clube cogita um WO contra o Sport. Em entrevista na quarta-feira, o presidente alvinegro, Wilfrido Brillinger, disse que não vê sentido em haver a última rodada.

– É uma ferida que só o tempo vai consertar, mas vai ser muito longo. Ainda não conseguimos avaliar as consequências de uma tragédia desse tamanho e não temos espaço para pensar em competição de futebol.

*ZHESPORTES

 
 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteChapecó prepara velório coletivo de vítimas de acidente aéreo https://t.co/5LYHJ9eHmW #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteIdentificação das vítimas da queda do avião será por meio de impressões digitais https://t.co/eqQU3nPA5l #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros