Augusto Ittner: veja como será o novo Campeonato Estadual de Futsal - Esportes - Santa

Versão mobile

Novo formato03/04/2017 | 08h46Atualizada em 03/04/2017 | 09h08

Augusto Ittner: veja como será o novo Campeonato Estadual de Futsal

Blumenau jogará o Campeonato Catarinense no Ginásio Galegão

Sem atrativos, desorganizado, deixado de lado e apenas para encher linguiça no calendário de muitos clubes, o Campeonato Catarinense de Futsal na sua história recente não chega a empolgar. Empurrado com a barriga e com regulamentos esdrúxulos, a competição que tem o potencial de ser o segundo Estadual mais forte do Brasil – perdendo apenas para a Liga Paulista – conseguiu ser tão, mas tão chata, a ponto de motivar a criação da Liga Catarinense, formada por equipes que antes não tinham chance ou até mesmo espaço nos campeonatos organizados pela federação.

Um gigante desperdício de talentos, como é o caso da formação de base dos times do Oeste, e de investimentos, no exemplo de Joinville, Tubarão, Concórdia, Jaraguá do Sul e Joaçaba, que disputam a Liga Nacional.

A situação é bem simples de entender: você está em um estado que forma talentos, cujo investimento da iniciativa privada é mais maciço do que em outros lugares, onde há apelo popular – basta ver os ginásios completamente lotados em cidades do interior – e que tem cinco clubes na competição mais importante do esporte no Brasil. É uma soma de ingredientes que para não se tornar uma excelente receita precisa de um bocado de incompetência.

::: Leia mais informações do colunista Augusto Ittner

Neste ano, pelo menos para Blumenau, há o indicativo de que seja diferente. Há o fator casa (com a volta do time ao Ginásio Galegão), a curiosidade (com o início do novo projeto na cidade) e até mesmo uma fórmula de disputa um pouco mais interessante, que, na prática, era o que predominava.

Se antes as equipes se enfrentavam todas contra todas, em turno e returno, onde todas (sim, todas) se classificavam à segunda fase do torneio, dessa vez pelo menos há um regulamento para quebrar essa monotonia. Dos 10 times que iniciam a competição, oito avançam ao mata-mata. Veremos. A competição começa na quinta-feira, com a partida entre Jaraguá e Tubarão. O primeiro jogo dos blumenauenses será fora de casa, no próximo dia 12, contra Concórdia.

 
 
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros