Blumenau enfrenta nesta terça o Contagem Towers-MG, único time que ainda não encarou na Liga Ouro - Esportes - Santa

Basquete11/04/2017 | 07h11

Blumenau enfrenta nesta terça o Contagem Towers-MG, único time que ainda não encarou na Liga Ouro

Jogo é tido como um confronto direto pela situação das equipes no campeonato

Blumenau enfrenta nesta terça o Contagem Towers-MG, único time que ainda não encarou na Liga Ouro Lucas Correia/Agência RBS
Equipe precisa acertar a mão ofensivamente para vencer os mineiros no Galegão. Foto: Lucas Correia / Agência RBS

No futebol, o jogo de seis pontos é aquele confronto direto em que uma vitória de um dos lados pode inverter situações dentro do campeonato. Uma partida que por vezes tem ares decisivos, seja pelo momento da competição, ou então por aquilo que os dois times almejam dentro dela.

Se adaptarmos a expressão para o basquete, é possível dizer com tranquilidade que o duelo de hoje entre Blumenau e Contagem Towers-MG é um confronto de quatro pontos — já que no esporte da bola laranja a vitória vale dois. De olho em uma das vagas dentro do G-4 da Liga Ouro, o basquete masculino de Blumenau trata o duelo das 20h como uma mostra daquilo que será a reta final do campeonato — até pela sequência que o clube tem pela frente, contra Brusque e Joinville.

Com 14 pontos e a vice-liderança na tabela de classificação, o adversário promete fazer frente aos blumenauenses. O time mineiro carrega ainda o status de ter sido o único a vencer o Botafogo, primeiro colocado incontestável e o adversário a ser batido na Liga Ouro. Mas muito embora esteja quatro pontos à frente na classificação, o Contagem Towers fica atrás de Blumenau em grande parte das estatísticas da competição.

A começar pelo número de pontos: em sete jogos, os donos da casa marcaram, em média, 74,1 por jogo contra 69,1 dos visitantes. Em arremessos para dois pontos e lances livres convertidos Blumenau também fica à frente: 20,9 e 14,6 contra 16,3 e 14,1 por partida. É só em bolas de três que o time mineiro ganha, com média de 7,5 por confronto, contra 6.



Para Sérgio Carneiro, o Serjão, técnico de Blumenau, são três os pontos necessários para que a equipe saia vencedora no jogo de hoje à noite, no Galegão. Manter o ritmo de defesa, com consistência, evitando fáceis ações ofensivas do adversário, acertar o contra-ataque e melhorar o aproveitamento nos arremessos da linha dos três pontos. Se isso ocorrer, a vitória contra Contagem será uma consequência.

— Nós temos que vencer os jogos como esse de amanhã (hoje). É a hora certa para ganharmos uma partida importante. Os norte-americanos já estão entrosados e nossa defesa é sólida. É só a gente saber aproveitar isso para vencer — destaca.

Mesmo se vencer o jogo desta noite, Blumenau não terminará o dia entre os quatro primeiros colocados da Liga Ouro. Com 10 pontos, o time do técnico Serjão está um atrás de Joinville, que enfrenta Brusque, em casa. Como no basquete a derrota também conta um ponto, na pior das hipóteses a equipe joinvilense chegará a 12, mesmo número que os blumenauenses terão caso triunfem — porém não suficiente para chegar ao G-4 por conta dos critérios de desempate.

Independentemente da importância de uma vitória no quesito tabela de classificação, na opinião do pivô Diegão, um bom desempenho é essencial para alavancar a autoestima do time no campeonato:

— Teremos dois jogos importantes contra eles. Já assistimos a vídeos, nos preparamos e viemos de uma semana muito forte de preparação. Ganhar deles é essencial não só pelos pontos, é claro, mas também para dar mais moral para nós dentro da competição

SERVIÇO

• O quê
: Blumenau x Contagem, pela Liga Ouro de Basquete Masculino
• Quando: hoje, às 20h
• Onde: Ginásio Galegão
• Quanto: R$ 10 (estudantes, maiores de 60 anos e menores de 18 pagam meia)

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros