Blumenau recebe final do campeonato catarinense de futebol americano - Esportes - Santa

Vers?o mobile

 

SC Bowl23/06/2017 | 15h54Atualizada em 23/06/2017 | 15h57

Blumenau recebe final do campeonato catarinense de futebol americano

SC Bowl entre Timbó Rex e São José Istepôs terá programação o dia inteiro no Complexo do Sesi

Blumenau recebe final do campeonato catarinense de futebol americano Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Quem acompanha as ligas de esportes norte-americanos como basquete, beisebol e futebol americano sabe bem como os ianques conseguem transformar os eventos esportivos em grandes espetáculos de entretenimento. A ideia é que até os que não entendem nada sobre as jardas percorridas pela bola oval ou pelas bases do beisebol consigam aproveitar o evento, ao mesmo tempo em que torcedores fanáticos deixam o show de lado e focam o olhar no campo. É mais ou menos esse clima que a Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA) quer trazer para Blumenau domingo, no Complexo do Sesi, para a final do Campeonato Catarinense da bola oval: o SC Bowl.

A final da 12ª edição do Estadual de futebol americano vem como o maior evento do esporte em Santa Catarina até hoje, com a programação que está sendo chamada de American Day para acompanhar a partida. Em campo, a maior rivalidade recente da modalidade no Sul: Timbó Rex contra São José Istepôs. Respectivamente, o melhor ataque contra a melhor defesa do torneio, na reedição das finais de 2015 e 2016, ambas vencidas pelo T-Rex – que vem em busca do tricampeonato. Atual campeão brasileiro, o time de Timbó perdeu uma partida pela última vez exatamente para o Istepôs, na primeira fase da Superliga Nacional de FA do ano passado. Ingredientes de uma final histórica para a bola oval catarinense.

– A ideia é fazer um grande espetáculo, transformar o evento de futebol americano em um show, em uma programação de entretenimento para toda a família. O evento não terá só a final em si, mas sim tudo que envolve o futebol americano – destaca o presidente da FCFA, Ricardo Pizetta.

A final só vai começar às 14h30min de domingo, mas os portões do Sesi abrem logo cedo, às 10h, para dar início ao evento norte-americano. Terá disputa de flag football (modalidade de iniciação do futebol americano) juvenil e feminino, show com a banda Vintage Cult, hino nacional com a banda do 23º Batalhão de Infantaria, uma área de 500 metros quadrados com tendas e food trucks, espaço para crianças e interação com mascotes. Tudo para atrair não só os fãs da bola oval que já costumam encher o estádio em Timbó paras as partidas do Rex, mas também os blumenauenses em busca de uma atração diferente para o domingo.

De olho na liga nacional

Em busca do tricampeonato catarinense seguido, o Timbó Rex vem focado para repetir os feitos recentes e bater o rival Istepôs em mais uma final, mostrando que segue como a principal força do futebol americano catarinense e nacional. E é de olho no próximo degrau que o time vem para o SC Bowl, já de olho na motivação para estrear embalado no BFA (Brasil Futebol Americano), o campeonato brasileiro da modalidade.

– A gente vem treinando forte desde fevereiro, dando oportunidade para novos atletas e já se reforçando para o campeonato nacional. O Istepôs também trouxe alguns reforços e vai estar na mesma chave que a gente na BFA. Tem tudo para ser uma grande partida – destacou o atleta e vice-presidente do T-Rex, Breno Takahashi.

O próprio modelo adotado pelo campeonato catarinense em 2017 favoreceu esse pensamento de "pré-temporada" para a liga nacional – que este ano vem reformulada, prometendo ser a maior da história. Foram menos partidas durante o estadual e mais tempo para treinamento e preparação das equipes.

– Santa Catarina vem com candidatos fortes nas três divisões nacionais, para brigar por título. Foi um campeonato que visou alinhas os times para entrarem a todo vapor na elite. E também focamos na divulgação, com transmissão de todas as partidas pela internet e alcance de mais de 1 milhão de pessoas – explicou Pizetta.

SERVIÇO
American Day + SC Bowl
O que: 
Final do Campeonato Catarinense de Futebol Americano + programação com shows, food trucks e partidas de flag football juvenil e feminino
Onde: Complexo do Sesi, em Blumenau (Rua Itajaí, 3434)
Quando: A partir das 10h (partida entre T-Rex e Istepôs às 14h30min)
Quanto: R$ 30 ou R$ 15 + um quilo de alimento não perecível

 
Jornal de Santa Catarina
Busca