COI examina votação dupla para determinar sedes de 2024 e 2028 - Esportes - Santa

Versão mobile

Lausana09/06/2017 | 08h28

COI examina votação dupla para determinar sedes de 2024 e 2028

O Comitê Olímpico Internacional (COI) iniciou uma reunião, nesta sexta-feira, para decidir se vai se pronunciar sobre possível votação dupla para as sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028, segundo apuração de jornalista da AFP no local.

"Temos diante de nós uma reunião muito interessante e um programa muito rico", declarou o presidente do COI Thomas Bach, sobre o encontro entre os 13 membros da comissão executiva na sede da entidade, em Lausana.

A comissão vai receber um informe do grupo de trabalho montado por quatro vice-presidentes, responsáveis para refletir sobre uma possível modificação do processo de candidatura para os Jogos de 2024 e 2028.

Em seguida, a comissão deve adotar recomendação a favor de votação dupla na 130ª sessão, em Lima, que pode beneficiar Paris e Los Angeles, as únicas cidades candidatas para sediar o evento em 2024.

Para evitar perder uma das duas cidades, o COI pode definir o organizador das Olimpíadas de 2028 na mesma votação, marcada para setembro. O que precisa ser definido é qual das cidades vai receber o evento em cada ano.

A recomendação da comissão executiva vai ser analisada pelo comitê de membros do COI, que vai se reunir em sessão extraordinária em julho.

Uma possível modificação para a candidatura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 também está em pauta. Até o momento, Sião (Suíça), Calgary (Canadá), Innsbruck (Áustria) e Estocolmo (Suécia) manifestaram vontade de receber o evento.

O COI também quer aprovar o programa dos Jogos de Tóquio 2020. Cinco novos esportes já foram adotados: escalada, surf, skateboard, caratê e beisebol/softball.

A delicada equação consiste em aumentar o número de provas, mantendo o máximo de 10.500 atletas em toda competição.

Além disso, o movimento olímpico pretende aumentar o equilíbrio entre homens e mulheres e aposta em revezamentos mistos 4x100 metros no atletismo e na natação.

* AFP

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteGinasta Gabby Douglas revela abuso sexual por médico da seleção https://t.co/HAdcQlhy2L #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da temporada https://t.co/ClvKFuhKJT #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca