Conheça o São Bernardo, primeiro adversário do Metropolitano no mata-mata da Série D - Esportes - Santa

Versão mobile

Futebol07/07/2017 | 08h32Atualizada em 07/07/2017 | 08h39

Conheça o São Bernardo, primeiro adversário do Metropolitano no mata-mata da Série D

Verdão recebe o time paulista sábado às 17h no Estádio do Sesi

Conheça o São Bernardo, primeiro adversário do Metropolitano no mata-mata da Série D São Bernardo FC/Divulgação
Foto: São Bernardo FC / Divulgação

São Bernardo Futebol Clube. Este é o adversário do Metropolitano na segunda fase da Série D do Brasileiro. O primeiro jogo do mata-mata será sábado, às 17h, no Estádio do Sesi. Mas quem é este time? Assim como o Metropolitano, o São Bernardo é um clube jovem. Foi fundado em dezembro de 2004 no ABC Paulista e desde então iniciou uma escalada nas divisões inferiores do futebol de São Paulo. Deixou a Segunda Divisão (a porta de entrada do Campeonato Paulista, que equivale à quarta série do futebol de São Paulo) em 2005 e chegou à elite regional em 2010. Desde então, oscila entre rebaixamentos e acessos nas duas principais divisões do futebol local.

O Bernô, como é carinhosamente chamado pela torcida, tem dois títulos na história: Série A2 do Estadual em 2012 e a Copa Paulista de 2013. O time joga no Estádio Municipal 1º de Maio, chamado popularmente de Primeirão, que tem capacidade para 13,4 mil torcedores. Assim como o Metropolitano, o São Bernardo foi rebaixado no Estadual deste ano.

Ao contrário do Metrô, que é um dos clubes mais experientes na Série D do Brasileiro, o Tigre do ABC Paulista disputa a quarta divisão nacional pela primeira vez. E a estreia tem sido marcante. É o único time paulista que avançou para a segunda fase: Audax-SP, Red Bull Brasil e a tradicional Portuguesa ficaram pelo caminho.

A campanha na fase inicial foi quase impecável. Primeiro colocado no Grupo A16, com 13 pontos, nas seis partidas disputadas o São Bernardo deixou o gramado sem ser o vencedor em apenas duas: no empate sem gols com o Inter de Lages e na derrota para o Foz do Iguaçu-PR, ambos longe do ABC paulista.

A equipe é dirigida por Wilson Raimundo Júnior, 40 anos, que atuou como goleiro do clube e é natural de São Bernardo do Campo. Apesar de ter repetido a escalação inicial apenas nas duas primeiras partidas – nas vitórias sobre o Novo Hamburgo-RS, fora de casa, e diante do Inter de Lages, em São Paulo –, o comandante parece ter encontrado o ponto de equilíbrio necessário em uma competição tão acirrada como a quarta divisão nacional: venceu os três compromissos que disputou em casa, ficou marcar gols em um único jogo e, em contrapartida, teve a defesa vazada em apenas dois compromissos.

Curiosidades:

Imbatível em casa:
não foi derrotado jogando no Estádio 1º de Maio. Como mandante, venceu as três partidas: 1 x 0 Inter de Lages, 2 x 0 Foz do Iguaçu e 2 x 1 Novo Hamburgo.

Longe de casa: obteve uma vitória (1 a 0 sobre o Novo Hamburgo-RS), um empate (0 a 0 com o Inter de Lages) e uma derrota (2 x 1 para o Foz do Iguaçu-PR).

Disciplina: os jogadores do São Bernardo receberam 18 cartões amarelos e nenhum foi expulso nos seis jogos da primeira fase.

Carrossel ofensivo: os sete gols marcados pelos paulistas na fase inicial foram marcados por sete atletas diferentes: Alvinho, Dogão, Francismar, Luiz Felipe, Paulo, Thiago Cesar e Vinicius.

 
 

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteT-Rex vence na estreia da BFA, a liga nacional de futebol americano https://t.co/IPgsBPKIGX #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteMarcílio Dias vence e empata com o Hercílio Luz na liderança da Segundona https://t.co/8FJfRwzxzF #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros