Cerimônia marca início dos Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau - Esportes - Santa

Versão mobile

Esporte18/09/2017 | 16h57Atualizada em 18/09/2017 | 16h57

Cerimônia marca início dos Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau

Cerca de 8 mil alunos vão disputar as premiações em modalidades convencionais e paralímpicas

Cerimônia marca início dos Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Cerimônia de abertura dos 44º Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

O Ginásio Sebastião Cruz, carinhosamente conhecido como Galegão, foi o palco para a abertura da 44ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera na tarde desta segunda-feira em Blumenau. A cerimônia oficial reuniu os estudantes, ou melhor, os atletas, que vão competir durante os próximos 11 dias pelo lugar mais alto do pódio em 15 modalidades olímpicas e cinco paralímpicas.

As competições iniciam nesta terça-feira e seguem até o dia 29. Cerca de 8 mil alunos de 71 escolas das redes municipal, estadual e particular vão representar suas instituições de ensino e fazer valer o tema desta edição: "A Educação através do Esporte".

— São 44 anos de muita história e eu falo com muita propriedade e emoção porque fui atleta e depois fui professora. Os alunos esperam o ano todo por esse período e são 12 dias de muita interação entre todas as esferas e muito aprendizado — avalia a secretária de Educação Patrícia Lueders.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de abertura dos jogos foi a chegada da chama olímpica. Representando todos os professores de Educação Física de Blumenau, a professora Beatriz Zipf, que coordenou as últimas edições do evento e se afastou para tratar da saúde _ carregou a tocha e acendeu a pira da competição estudantil.

Primeiro passo

Além da união entre educação e esporte, os Jogos da Estudantis da Primavera podem servir como ponto de partida para uma carreira como atleta, lembra a secretária, já que das competições juvenis saíram atletas que se tornaram referências em suas modalidades, como a jogadora de handebol Duda Amorim e os marchadores Jonathan Riekmann, José Baggio e Moacir Zimmermann, todos integrantes do Time Brasil que esteve na Olimpíada Rio 2016, além de outros esportistas blumenauenses reconhecidos mundialmente, como Tiago Splitter e Ana Moser.

A secretária destaca ainda a importância da participação da família no Jogos da Primavera. Como parte das competições ocorre no fim de semana, isso possibilita que mães e pais estejam na torcida pelos pequenos atletas:

— A preparação para esse período já começa lá no início do ano, desde o olhar do professor para a criança que tem aquela potencialidade, os treinos, e como muitas famílias às vezes não conseguem acompanhar (os jogos) esse momento no final de semana é essencial para essa integração.

As provas serão divididas em dois locais: o Complexo Esportivo do Sesi, no bairro Vorstadt, e na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Ponta Aguda. As primeiras partidas têm início às 7h45min e no primeiro dia já haverá competições de futsal, ginástica artística, tênis de mesa e xadrez.

Confira a lista das modalidades que estarão em disputa:


Jornal de Santa Catarina
Busca