Grupo se mobiliza para formar time de futebol americano em Blumenau - Esportes - Santa

Versão mobile

Augusto Ittner18/09/2017 | 08h29Atualizada em 18/09/2017 | 08h29

Grupo se mobiliza para formar time de futebol americano em Blumenau

Projeto é capitaneado por ex-integrantes do Gaspar Black Hawks

Grupo se mobiliza para formar time de futebol americano em Blumenau Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Time de Blumenau fará uma seletiva para atletas em outubro Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

Sempre me perguntei como Blumenau não tinha o seu próprio time de futebol americano – e com o crescimento do esporte no Brasil essa interrogação ficava ainda mais em evidência. Diziam que era por conta do Timbó Rex, por ser o time da região e que, como consequência, centralizava os atletas. Isso nunca me convenceu. A consolidação do Gaspar Black Hawks, do Itajaí Dockers e a criação do Indaial Bugios só confirmaram a tese que, no fim das contas, há espaço para todos.

Eis que zapeando aleatoriamente em uma dessas redes sociais do dia a dia na sexta-feira, me deparo com um comentário. Nele, estava marcada uma página: a do Blumenau Futebol Americano. Capitaneado por um ex-diretor da equipe gasparense, um grupo de fãs do esporte da bola oval se mobiliza para formar um time aqui na cidade. E engana-se quem pensa que o projeto é feito na emoção. Com direito à eleição para presidência no domingo, definição de diretores para as mais diferentes áreas – desde comunicação e marketing até departamento jurídico –, a nova equipe cria uma base sólida para poder, então, se dedicar aos treinamentos.

A proposta é audaciosa e ao mesmo tempo cautelosa. O time tem várias opções de campos para treinamentos, porém foca em algo independente, que possa chamar de seu, com estrutura para os atletas. Em outubro haverá o try-out (uma expressão diferente no futebol americano para se referir à peneira, ou seleção de atletas) em data ainda a ser definida. Ali, serão escolhidos talentos para a formação do primeiro grupo. A meta é iniciar os treinos ainda neste ano para que no início de 2018 a equipe dispute os primeiros amistosos. No segundo semestre do ano que vem, a ideia é participar de uma competição local para, já em 2019, competir no Estadual e em um campeonato nacional. Torço para que o projeto saia do papel e mostre o potencial que Blumenau tem no esporte. 

::: Leia mais textos do colunista Augusto Ittner

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteLíder City vence Burnley, United derrotado por recém-promovido https://t.co/MBsi4VDd0g #LeiaNoSantahá 23 minutosRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteBorussia tropeça novamente e pode perder liderança na Alemanha https://t.co/RbPN1UgXXU #LeiaNoSantahá 43 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros