Premier League encerra janela de transferências antes do começo da temporada 2018-19 - Esportes - Santa

Versão mobile

Londres07/09/2017 | 16h51

Premier League encerra janela de transferências antes do começo da temporada 2018-19

AFP
AFP

A Premier League vai fechar a janela de transferências antes do início da temporada 2018-19, depois dos clubes votarem pela decisão nesta quinta-feira, após de vários treinadores se queixarem da data final ser no dia 31 de agosto já com três rodadas disputadas.

Os clubes não poderão contratar desde a quinta-feira anterior ao início do campeonato.

O comunicado da Premier League explica que os clubes "terão a possibilidade de vender seus jogadores para outros campeonatos que ainda estiverem com o mercado aberto".

Alex Ferguson, emblemático ex-treinador do Manchester United e atualmente embaixador de técnicos da Uefa, resumiu a situação.

"O problema com o mercado que vivemos este ano foi o fechamento, no dia 31 de agosto, depois dos campeonatos terem começado. Pensamos que seria preciso fechá-lo antes do começo da temporada, para que não se espere os primeiros resultados antes de contratar", explicou.

O português José Mourinho, atual treinador dos Diabos Vermelhos, também pediu por uma janela mais curta.

"Como técnico, não como um ator do mercado, preferiria que o período de contratações terminasse o quanto antes", comentou.

O francês Arsène Wenger também se manifestou antes do anúncio oficial da decisão: "é importante que tudo esteja terminado antes do início do campeonato".

"Inclusive antes dos jogos, na cabeça dos jogadores, as coisas não estão esclarecidas. Estão aqui? Estão em outro lugar? Não é a forma correta de trabalhar", acrescentou

- Exemplo? -

Nos principais campeonatos europeus, a janela de transferências costuma fechar no dia 31 de agosto, enquanto na Espanha se encerra no dia 1º de setembro, quando já foram disputadas três ou quatro rodadas.

As Premier League gastou 1 bilhão e 500 milhões de euros em transações nesta janela. Foram 240 mi só no último dia de negociações.

O holandês Ronald Koeman, técnico do Everton, alertou: "se fizermos isso aqui e o resto da Europa não fizer, continuamos tendo um problema".

Mas a influente liga inglesa pode servir como exemplo. Na Ligue 1, a janela começou no dia 9 de junho e durou até o dia 31 de agosto. Tempo demais que protagonizou novelas como as idas de Neymar e Kylian Mbappé para o PSG.

O técnico do Monaco, o português Leonardo Jardim, resumiu o que pensa do mercado: "20% dele é para comprar jogadores para reforçar o time. Nos outros 80% é para debilitar o adversário e levar o caos para a casa dos demais".

- Circo -

"Este mercado é muito cansativo, se tornou um circo", lamentou Giuseppe Marotta, administrador da Juventus que busca acordo com os times da Serie A "para fechar o mercado italiano no dia 31 de julho".

Nesta quinta, depois da decisão do futebol inglês, Marotta qualificou a mudança como "sábia".

"Agora devemos estender o debate para o nível europeu", garantiu o dirigente, que também preside a Associação de Dirigentes Esportivos da Itália.

A Liga francesa (LFP) disse à AFP que a princípio é "favorável ao avanço do fechamento do mercado antes do início do campeonato". O tema vai ser discutido no próximo conselho administrativo da organização, antes do final do ano.

Já a Liga alemã (DFL) não chegou a um consenso: "Essa questão estava em pauta - sem relação com a decisão tomada pela Premier League - e parece que não existe uma opinião definitiva dos clubes", indicou um porta-voz da entidade.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, se posicionou favorável à antecipação do fim da janela.

"Do meu ponto de vista, não é bom que um jogador comece um campeonato em um clube e jogue em outro quando o mercado fechar", indicou o dirigente esloveno.

* AFP

Siga SantaEsporte no Twitter

  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteEx-técnico do JEC cobra do clube indenização milionária na Justiça https://t.co/poQ33ddrwT #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • SantaEsporte

    SantaEsporte

    SantaEsporteBlumenau Futsal vence o Joinville fora de casa pelo Campeonato Catarinense https://t.co/cQV9jMDFmf #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros