Blumenau reúne atletas do Sul em etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Esporte17/02/2018 | 15h02

Blumenau reúne atletas do Sul em etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo

Disputa ocorre no Clube Blumenauense de Caça e Tiro

Blumenau reúne atletas do Sul em etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Blumenauense Rosane Budag (de boné vermelho) foi uma das competidoras Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Entre disparos e miras atentas, atletas de toda a região Sul do Brasil compartilham experiências e histórias em Blumenau neste fim de semana. De sexta até domingo o Clube Blumenauense de Caça e Tiro, no Vorstadt, recebe a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. As disputas ocorrem simultaneamente em 80 clubes de todo o Brasil e cerca de 100 atletas participam em Blumenau.

Na cidade que esbanja tradição de clubes de caça e tiro e tem a prática como traço cultural dos alemães, atiradores de fora elogiam a estrutura e destacam o espaço que o esporte tem na região. Atirando no quintal de casa, a blumenauense Rosane Budag, atleta olímpica do tiro esportivo, revezava entre sorrisos e a concentração:

— Estou competindo em casa aqui, e é um lugar em que a tradição pesa muito. Tem um clima único para o esporte em Blumenau e na região Sul, coisa que não tem em outros lugares do país, e isso incentiva a criação de novos atletas também.

E por falar em atleta olímpico, boa parte da atenção dos competidores em Blumenau estava na presença ilustre do torneio: o atirador paulista Felipe Wu, medalhista de prata nos jogos do Rio de Janeiro em 2016 e recém medalhista de ouro em um campeonato na Holanda. Participando pela equipe de Chapecó, Wu falou sobre o peso da medalha olímpica no incentivo aos novos atletas:

— Tem uma responsabilidade, embora eu acredite que a medalha não foi tão bem aproveitada pelo Brasil, que ainda não incentiva e tem certo preconceito com o esporte. Mas adoro competir em Santa Catarina, venho aqui desde que comecei a atirar, e é um Estado que tem estrutura para dar possibilidade a novos atletas. Não posso chegar aqui, atirar e ir embora, fico para trocar experiências.

 Blumenau - SC - Brasil - 17022018 - Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo no caça e tiro BLumenauense.Felipe Wu
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

A etapa do campeonato em Blumenau termina neste domingo e tem na competição 10 atletas da cidade, representando a equipe da FMD. Para os atletas do Estado, a etapa conta pontos para o Campeonato Catarinense. 

 
Jornal de Santa Catarina
Busca