As curtas da Copa - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Moscou08/07/2018 | 13h12

As curtas da Copa

AFP
AFP

Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP durante a Copa do Mundo da Rússia-2018.

- Rumo à Lua

As relações entre França e Bélgica são estreitas por proximidade geográfica, cultura e idioma, com referências comuns. Uma delas é o personagem criado por Hergé, Tintim, que era o protagonista neste domingo na imprensa francesa, dois dias antes da semifinal entre os dois países na Copa do Mundo. O jornal esportivo "L'Équipe" publicou em sua capa um enorme desenho no qual recriava a imagem de capa do álbum "Rumo à Lua" das aventuras do célebre repórter, em que o carro que se aproxima de um foguete aparece agora ocupado pelo treinador Didier Deschamps, pelo presidente da Federação Francesa Noël Le Graet e pelo atacante Olivier Giroud. Em frente ao foguete aparecem, como último obstáculo antes de poderem subir nele, os belgas. O periódico "Le Parisien" e sua edição nacional "Aujourd'hui en France" intitulam como "Muito mais que uma partida", com a imagem de Asterix, o personagem de história em quadrinhos, contra Tintim e seu cachorro Milu, como símbolos dos dois países.

- A Copa de Ben

Ben tem apenas cinco anos e um tumor cerebral pelo qual está hospitalizado em Birmingham. Sua história se tornou popular no Reino Unido e fora dele por conta de sua paixão pela seleção inglesa. Em um vídeo que se tornou viral, lhe dão de presente uma réplica do troféu da Copa do Mundo no hospital após completar seu intenso ciclo de tratamento. Sua história emocionou muitas pessoas, e o artilheiro inglês Harry Kane lhe enviou uma mensagem pelas redes sociais antes da partida contra a Suécia, no sábado, da qual saíram vitoriosos. "Você é uma inspiração. Continue lutando e faremos o possível para colocar um sorriso no seu rosto", afirmou o atacante do Tottenham ao seu jovem fã.

- Esquecimento no avião

O Brasil deixou a Copa do Mundo sem fazer barulho, e seus jogadores tentam digerir o fiasco russo após seu adeus nas quartas de final. O lateral esquerdo Marcelo voltou a Madri e, ao desembarcar do avião, esqueceu a bordo o seu tablet. Segundo o jornal "Marca", os responsáveis de segurança do aeroporto de Barajas entregaram o objeto a ele quando o jogador estava entrando em um carro para deixar o local.

- A canção de Gareth

O treinador inglês, Gareth Southgate, está nas semifinais com sua equipe e já tem sua própria música. Nos pubs do Reino Unido se tornou muito popular uma canção para animar a seleção durante as partidas, usando como base "Whole Again", de Atomic Kitten, sucesso do ano 2000. Na letra modificada, pedem ao técnico que "traga para casa" o título mundial, 52 anos depois da única vitória do país (1966). "Já cantaram outras coisas sobre mim antes, então isso não é um problema", afirmou recentemente Southgate quando lhe perguntaram sobre a música. "Atomic Kitten não seria a minha primeira opção", apontou sobre seu gosto musical.

- Um parto induzido

Fabian Delph viveu a melhor semana de sua vida. Foi assim que ele descreveu depois da classificação da Inglaterra no sábado para as semifinais da Copa. "Foi uma semana incrível. É difícil encontrar palavras", disse à BBC. A essa vitória se soma o nascimento de sua filha, motivo pelo qual ele não jogou a partida das oitavas contra a Colômbia. "Agradeço a Gareth (Southgate, o treinador) por ter autorizado que eu fosse para casa acompanhar o nascimento do meu terceiro filho. Era difícil para mim. Acho que a disputa de pênaltis (das oitavas) induziu o parto. Tenho que agradecer a Hendo (Jordan Henderson, único inglês que falhou na batida)", brincou sobre a tensão vivida à distância.

* AFP

 
Jornal de Santa Catarina
Busca