Opositores sírios de Assad celebram eliminação da Rússia na Copa - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Beirute08/07/2018 | 07h02

Opositores sírios de Assad celebram eliminação da Rússia na Copa

AFP
AFP

Opositores sírios ao regime do presidente Bashar Al Assad comemoraram muito nas redes sociais a vitória, nos pênaltis, da Croácia sobre a Rússia, país aliado de Damasco e que viu sua seleção eliminada no sábado nas quartas de final da Copa do Mundo.

"A Croácia acaba com a Rússia e a expulsa do Mundial. Chegará o dia em que será expulsa da Síria pelo povo sírio", escreveu no Twitter Abu Al Hoda Al Homsi.

A intervenção militar da Rússia, iniciada em 2015 para apoiar o governo de Assad, permitiu que Damasco retomasse a iniciativa no conflito violento que devasta a Síria desde 2011.

"Louvado seja Deus que fez chorar os russos e deu alegria aos sírios e aos árabes", escreveu Ahmed Ramadan, porta-voz da coalizão nacional da oposição síria no exílio.

No sábado, em Sochi, a Croácia derrotou a Rússia na disputa de pênaltis (4-3, após empate de 2-2 no tempo normal e prorrogação). Os croatas enfrentarão a Inglaterra nas semifinais.

"Toda a Síria está feliz com a vitória da Croácia, exceto o aeroporto de Hmeimim", ironizou no Twitter Mohamed Dakkak, em referência à base aérea das forças russas na região noroeste da Síria.

* AFP

 
Jornal de Santa Catarina
Busca