Blumenau recebe neste fim de semana Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15 - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Artes marciais31/08/2018 | 10h50Atualizada em 31/08/2018 | 10h50

Blumenau recebe neste fim de semana Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15

Ginásio Galegão será sede no sábado e domingo da fase final da competição, que reúne 371 judocas, os melhores do país na categoria

Blumenau recebe neste fim de semana Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15 Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Blumenau recebe 371 judocas de 26 Estados de todo o país de hoje até domingo. A cidade sedia a fase final do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15, no Ginásio Galegão. A competição reúne grupos de aproximadamente 20 judocas que ficaram entre os melhores de cada Estado em seletivas ao longo do ano. Três deles são blumenauenses. A competição conta pontos para o ranking nacional e concede ao vencedor a vaga no Campeonato Pan-Americano da modalidade.

O ministro dos Esportes do Brasil, Leandro Cruz, estará na cidade para acompanhar a competição, que é organizada pela Confederação Brasileira e pela Federação Catarinense da modalidade e pela Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau.

Uma espécie de aquecimento para o Campeonato Brasileiro ocorre nesta sexta-feira. A estrutura montada no Ginásio Galegão recebe pela manhã, das 8h às 12h, os Jogos Municipais de Judô. A disputa reúne cerca de 200 atletas de escolas municipais da cidade. À tarde, das 13h30min às 15h, ocorre um treinamento de alunos das escolas com professores brasileiros que participaram de um intercâmbio no Japão. A expectativa é de que cerca de 350 estudantes participem. A intenção dos eventos é também estimular o lado social entre os atletas e envolver a comunidade. Membros da Embaixada do Japão, que ao longo da quinta-feira já visitaram polos de judô de escolas blumenauenses, também participam destas ações. Também na tarde desta sexta-feira os atletas participam do credenciamento e da pré-pesagem, no Neumarkt Shopping.

– Estudamos um mês inteiro em uma das mais renomadas do Japão sobre como eles inserem o judô como uma ferramenta educacional, com disciplina, respeito, ter objetivos... É isso que a gente está tentando replicar aqui. Nosso objetivo é mostrar como está esse trabalho aqui em Blumenau – conta o coordenador do judô de Blumenau, Ademir Schultz Júnior, um dos sete professores brasileiros que participaram do intercâmbio com o Japão em 2017.

 
Jornal de Santa Catarina
Busca