Chuva vai embora e temperaturas despencam a partir desta terça-feira em Blumenau - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Tempo03/09/2018 | 15h02Atualizada em 03/09/2018 | 15h05

Chuva vai embora e temperaturas despencam a partir desta terça-feira em Blumenau

Temperatura mínima na região deve girar em torno de 8 ºC

  

 Tempo em Blumenau
Mau tempo se afasta em direção ao mar e dá lugar a uma massa de ar polar.Foto: Luís C. Kriewall Filho / Especial

O mês de setembro começou com muita chuva no Vale do Itajaí, mas o tempo instável e cinzento que marcou os últimos três dias dá lugar ao sol a partir desta terça-feira em Blumenau, segundo meteorologistas. Embora agosto tenha terminado com níveis de precipitação abaixo da média histórica (confira abaixo), o nono mês do ano registrou até a tarde desta segunda-feira 52,2 milímetros de chuva.

Embora a terça ainda comece com condição para chuva de forma isolada, essas áreas de instabilidade se afastam em direção ao mar e o mau tempo começa a se dissipar gradativamente. No seu lugar, uma massa de ar seco e frio de origem polar começa a atuar no Estado, trazendo presença de sol durante a tarde.

– O dia vai começar mais feio, mas depois a gente tem a aproximação dessa massa que traz tempo firme e também o declínio da temperatura no início da manhã – explica a meteorologista Taciana Weber, do Sistema de Monitoramento e Alerta dos Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu).

Em Blumenau, a temperatura mínima deve ficar em 8 ºC com máximas entre 21 ºC e 23ºC, segundo o AlertaBlu. O tempo firme, seco e frio se estende até sexta-feira, podendo se prolongar durante o fim de semana do feriadão da Independência. Taciana alerta que a condição do tempo é variável, mas que o Vale do Itajaí terá ao menos quatro dias de céu azul. A meteorologista, porém, destaca que o mês de setembro indica o aumento no índice de chuva em Santa Catarina.

– A tendência é neste mês aumentar a condição para chuvas em comparação ao inverno, inclusive aquelas associadas ao calor. Mas é algo normal – relata Taciana.

Agosto registrou apenas 64%
da chuva média para o mês

Agosto terminou na sexta-feira com um registro de chuvas bem abaixo da média. Choveu, conforme o Centro de Operação dos Sistemas de Alerta da Bacia do Rio Itajaí-Açu (Ceops), 62,4 milímetros, 36% menos do que a média histórica, que é de 97,1 milímetros. Desse total, grande parte, 85%, ocorreu entre os dias 20 e 24.

 
Jornal de Santa Catarina
Busca