Lewis Hamilton conquista pole no GP de Singapura de F1 - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Singapura15/09/2018 | 13h30

Lewis Hamilton conquista pole no GP de Singapura de F1

AFP
AFP

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes), líder do mundial de Fórmula 1, conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio de Singapura e vai largar na primeira fila ao lado do holandês Max Verstappen (Red Bull).

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari), vice-líder na disputa do mundial de pilotos, vai largar na terceira colocação ao lado do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes).

Com a 79ª pole de sua carreira, Hamiltou deu um golpe de autoridade no circuito em que a Ferrari de Vettel entrou como favorita. O alemão foi o mais rápido nos treinos livres, mas acabou superado pelo britânico na última qualificatória.

Com um tempo de 1 minuto, 36 segundos e 15 milésimos, Hamilton foi três décimos mais veloz que Verstappen e seis décimos mais rápido que o tetracampeão do mundo alemão.

O britânico se mostrou eufórico ao descer de seu carro: "esta volta foi magnífica", afirmou. Hamilton fez a volta mais rápida do circuito de Marina Bay.

Hamilton derrubou em dois segundos o recorde da pista, que estava nas mãos de Vettel desde o ano passado. "É a volta mais épica que vi aqui", parabenizou Toto Wolff, chefe da Mercedes.

A sete corridas do final da temporada, o piloto de 33 anos pode consolidar sua vantagem de 30 pontos. A escuderia alemã tem 25 unidades de vantagem sobre a Ferrari no mundial de construtores.

O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) sairão respectivamente na quinta e sexta colocações do grid.

Vários pilotos, assim como Vettel na sexta-feira, tocaram o muro na curva 21, algo que levanta preocupações para a corrida de domingo. No ano passado, uma grande parte das esperanças de título do alemão evaporaram após batida com Verstappen e Raikkonen no circuito.

"Para nós, foi uma sessão classificatória um pouco desorganizada (...), mas não podemos fazer melhor do que o terceiro lugar", lamentou Vettel, que reclamou do excessivo tráfico da Q3.

- Grid de largada do Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1:

1ª fila:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Max Verstappen (HOL/Red Bull-Renault)

2ª fila:

Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

3ª fila:

Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)

Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)

4ª fila:

Sergio Pérez (MEX/Racing Point Force India-Mercedes)

Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)

5ª fila:

Esteban Ocon (FRA/Racing Point Force India-Mercedes)

Nico Hülkenberg (ALE/Renault)

6ª fila:

Fernando Alonso (ESP/McLaren-Renault)

Carlos Sainz Jr (ESP/Renault)

7ª fila:

Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari)

Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)

8ª fila:

Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)

Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)

9ª fila:

Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Honda)

Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Renault)

10ª fila:

Sergey Sirotkin (RUS/Williams-Mercedes)

Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)

* AFP

 
Jornal de Santa Catarina
Busca