Modric, CR7 e Salah disputam prêmio Fifa de melhor jogador do ano - Esportes - Santa

Versão mobile

 

Londres23/09/2018 | 13h10

Modric, CR7 e Salah disputam prêmio Fifa de melhor jogador do ano

AFP
AFP

O croata Luka Modric, o português Cristiano Ronaldo e o egípcio Mohamed Salah duelam fora dos campos nesta segunda-feira em Londres para receber o prêmio Fifa de melhor jogador do ano, uma premiação que poderia antecipar o vencedor da Bola de Ouro.

Nenhum jogador da França, recém-sagrada campeã do mundo na Rússia, está entre os três finalistas ao prêmio. Somente o goleiro Hugo Lloris figura na lista de melhor goleiro do ano, junto com o belga Thibaut Courtois e o dinamarquês Kasper Schmeichel.

Na categoria de melhor técnico, porém, dois franceses são vistos como favoritos ao prêmio: o campeão do mundo com a França Didier Deschamps e o campeão europeu com o Real Madrid Ziedine Zidane. Corre por fora o técnico da Croácia, Zlatko Dalic, vice-campeão na Rússia.

"É um troféu dado pela Fifa, não é?", perguntou ironicamente o atacante francês do Atlético de Madrid Antoine Greizmann. "E a Copa é organizada pela Fifa, não é? Ganhamos a Copa e não há nenhum francês candidato. É uma eleição, mas o fato de não haver sequer um campeão do mundo é surpreendente".

Nem Griezmann, nem Kylian Mbappé, nem Raphael Varane, maiores destaques dos Bleus, foram selecionados entre os três finalistas ao prêmio pelo juri, composto por torcedores, jornalistas, capitães e técnicos, que preferiram premiar os atletas que mais brilharam na última Liga dos Campeões.

- Outra vez Ronaldo? -

O português Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedor da Bola de Ouro, recebeu os dois troféus Fifa 'The Best' entregues depois do fim da parceira em 2016 entre a Fifa e a France Football, fundadora e organizadora da Bola de Ouro.

CR7 tem vantagem sobre seu eterno rival, o argentino Lionel Messi, depois de ter conquistado as três últimos edições da Champions com o Real Madrid, antes de se transferir nesta temporada para a Juventus.

O português, artilheiro histórico da Champions, busca um novo título individual da Fifa após vencer em 2016 e 2017, duas edições em que Messi terminou na segunda posição. O argentino, porém, não se via fora da lista de finalistas a um prêmio de melhor jogador desde 2006.

As credenciais do astro português não diferem das de Luka Modric -quatro 'Champions' em cinco anos-, mas o meia parece ter vantagem por também ter liderado a seleção da Croácia a uma inesperada final de Copa do Mundo da Rússia, onde foi eleito o melhor jogador da competição. O croata também levou o prêmio de melhor jogador do ano da Uefa.

Diante dos dois veteranos (Modric e Ronaldo têm 33 anos), emerge a figura de um mais novo Mohamed Salah (26), autor de uma temporada fantástica pelo Liverpool. Lesionado na final da Champions, o egípcio não conseguiu chegar em perfeitas condições para brilhar na Copa do Mundo da Rússia, na qual o Egito foi eliminado na fase de grupos.

Lista de finalistas dos prêmio Fifa 'The Best'-2018, que será realizado nesta segunda-feira em Londres:

. Melhor jogador

Cristiano Ronaldo (POR/Juventus, antes Real Madrid)

Luka Modric (CRO/Real Madrid)

Mohamed Salah (EGI/Liverpool)

. Melhor goleiro

Thibaut Courtois (BEL/Real Madrid, antes Chelsea)

Hugo Lloris (FRA/Tottenham)

Kasper Schmeichel (DIN/Leicester)

. Melhor jogadora

Ada Hegerberg (NOR/Lyon)

Dzsenifer Marozsan (ALE/Lyon)

Marta (BRA/Orlando Pride)

. Melhor técnico

Zlatko Dalic (CRO/Croácia)

Didier Deschamps (FRA/França)

Zinedine Zidane (FRA/Real Madrid)

. Melhor técnico de equipe feminina

Reynald Pedros (FRA/Lyon)

Asako Takakura (JPN/Japão)

Sarina Wiegman (HOL/Holanda)

. Troféu Puskas de gol mais bonito

Gareth Bale (Real Madrid)

Denis Cheryshev (Rússia)

Lazaros Christodoulopoulos (AEK Atenas)

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Giorgian de Arrascaeta (Cruzeiro)

Riley McGree (Newcastle Jets)

Lionel Messi (Argentina)

Benjamin Pavard (França)

Ricardo Quaresma (Portugal)

Mohamed Salah (Liverpool)

* AFP

 
Jornal de Santa Catarina
Busca