Corredor conta como largou o sedentarismo e para participar da corrida de São Silvestre - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

+ Ramiro13/12/2013 | 21h01

Corredor conta como largou o sedentarismo e para participar da corrida de São Silvestre

Marwin Friesen tomou um susto quando foi ao médico e resolveu mudar sua rotina

Corredor conta como largou o sedentarismo e para participar da corrida de São Silvestre Lucas Amorelli/Agencia RBS
Marwin perdeu 22 quilos e se tornou corredor Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Foi quando viu que o nível de triglicerídeos estava três vezes acima do normal que o empresário Marwin Friesen, hoje com 52 anos, percebeu que os 100 quilos não estavam apenas lhe causando insônia e cansaço. A alimentação inadequada e principalmente o estresse poderiam levá-lo à morte. O alerta inicial feito por uma endocrinologista, em 2005, teve efeito. Em quatro meses Marwin levou as orientações a sério, mudou a rotina alimentar e começou a fazer exercícios físicos. Perdeu 22 quilos.

— Quando vi o resultado do exame percebi que era o momento de mudar completamente, comecei a correr com orientação de um profissional, fazer academia e me alimentar de forma adequada. Hoje me sinto melhor do que quando tinha 30 anos – completa o diretor da FreeStudio Escola de Música.

Ele explica que o segredo é encontrar algo que cause satisfação. Depois de correr, Marwin começou a surfar. Dia 31 de dezembro participa da quarta São Silvestre e faz exercícios no parque, como a série que o educador físico Nicholas Soares (veja ao lado).

Para unir uma rotina de exercícios com a alimentação saudável como a de Marwin, que faz sete refeições ao dia, é preciso foco. O principal é não deixar de se alimentar antes e depois do exercício.

A nutricionista funcional Helouse Odebrecht destaca que a alimentação pré e pós-treino é necessária para obter resultados como emagrecimento, ganho de massa corporal, definição e qualidade de vida.

— Entender sobre os alimentos e as funções que eles podem exercer no nosso corpo é uma forma de utilizar a alimentação em benefício da saúde — reforça.

Treino dá opções para fortalecimento muscular no parque:





Leia mais:
Segundo especialista, mais de 30% desistem de mudanças na alimentação
Você tem uma alimentação saudável? Faça o teste
Aprenda a fazer receitas funcionais e saudáveis


JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem armado ameaça atendentes e é preso em casa de massagem, em Blumenau https://t.co/JYaLYvBH29 #LeiaNoSantahá 6 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é preso suspeito de vender moeda falsa em Gaspar  https://t.co/Efvbu7BCTK #LeiaNoSantahá 50 minutosRetweet

Mais sobre

Jornal de Santa Catarina
Busca