Primeiras lombadas eletrônicas passam a multar no fim do mês em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Trânsito 05/09/2014 | 06h02

Primeiras lombadas eletrônicas passam a multar no fim do mês em Blumenau

Fiscalização foi instalada nas ruas Bahia, República Argentina e Via Expressa

Primeiras lombadas eletrônicas passam a multar no fim do mês em Blumenau Gilmar de Souza/Agencia RBS
Dispositivo eletrônico instalado na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

A instalação de quatro lombadas eletrônicas na Rua República Argentina, bairro Ponta Aguda, marcou a conclusão da primeira de quatro fases que integram a nova fiscalização em Blumenau. A colocação dos equipamentos começou no dia 31 de julho e foi concluída na manhã desta quinta-feira.

De acordo com o diretor de Trânsito do Seterb, Fábio Campos da Silva, a previsão é de que as lombadas comecem a funcionar na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As notificações iniciarão dia 26. 

— Até 12 de setembro as lombadas ficarão piscando para que o teste do Inmetro seja realizado. Depois, com o laudo técnico em mãos, o lançamento será feito — adianta Silva.

A primeira fase compreende a implantação de equipamento em um trecho da Rua Bahia, próximo ao número 4.350, em quatro pontos da Via Expressa, em frente ao Fort Atacadista (sentido BR-470) e próximo ao Casep (sentido Centro), e mais quatro na República Argentina, próximo ao número 1.590 _ uma lombada para cada pista.

Exceto na Via Expressa, onde o limite de velocidade é de 80 km/h, nos demais locais a velocidade máxima é 50 km/h.

As outras fases

A segunda etapa de instalação da fiscalização eletrônica contemplará outras três ruas de Blumenau. Será colocada uma lombada em mais um trecho da Rua Bahia, próximo ao número 5.741, uma na Rua Theodoro Holtrup, nas proximidades do número 470, e duas na Rua das Missões, na altura dos números 306 e 560.

O diretor de Trânsito adianta que ainda estão sendo feitos ajustes quanto aos locais referentes à terceira e à quarta fase: 

— Sabemos que na terceira fase a Rua José Deeke vai receber duas lombadas. A Jorge Lacerda também é uma opção, mas alterações ainda serão estudadas.

Silva explica que para cada fase é gerada uma ordem de serviço com prazo de 30 dias para começar e terminar as instalações. Se tudo ocorrer como o planejado, dia 26, quando as lombadas da primeira fase estiveram operando, a ordem de serviço para a segunda etapa será expedida. O cronograma atualizado da terceira e quarta fase deve ser divulgado na próxima semana.

A instalação dos equipamentos integra o programa de segurança no trânsito, lançado pelo Seterb no segundo semestre de 2013. Está prevista a implantação de 36 dispositivos eletrônicos em 12 ruas de Blumenau. Tendo em vista que as últimas duas fases do cronograma podem sofrer alterações, ainda não foi definido um prazo para conclusão dos serviços, entretanto, o contrato da empresa Focalle, vencedora da licitação, é de dois anos.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCaminhada das Nascentes leva blumenauenses para a Nova Rússia https://t.co/qJdknKEOqL #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMotorista é encontrado morto dentro de carro caído em rio em Itajaí https://t.co/cI3dJ85e4q #LeiaNoSantahá 9 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca