Prova da Madrugada marca o fim da 22ª Gincana Cidade de Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Disputa05/09/2014 | 17h35

Prova da Madrugada marca o fim da 22ª Gincana Cidade de Blumenau

Competição está prevista para começar às 20h de sábado e terminar às 6h de domingo

Prova da Madrugada marca o fim da 22ª Gincana Cidade de Blumenau Liga Blumenauense de Gincaneiros/Reprodução/ Facebook
Provas sociais mobilizam as equipes que fazem parte da gincana Foto: Liga Blumenauense de Gincaneiros / Reprodução/ Facebook
Depois de quase meio ano a 22ª edição da Gincana Cidade de Blumenau termina na tarde deste domingo. Antes de saber quem é a grande vencedora deste ano, os mais de 1,3 mil participantes que compõem as 13 equipes vão disputar a tradicional Prova da Madrugada, marcada para começar às 20h de sábado. De acordo com o presidente da Liga Blumenauense de Gincaneiros, Gilson Soares, a Safari lidera o ranking com o maior número de pontos, mas a grande favorita é a Capitão Caverna, que pode vencer a competição pela oitava vez.

Após alterações no regulamento da gincana deste ano cada equipe pôde inscrever 40 pessoas, 20 a mais do que era permitido em 2013. Mesmo com a mudança, Soares revela que cerca de outras mil pessoas participam indiretamente da competição: 

— Cada grupo tem uma equipe de apoio que costuma auxiliar os gincaneiros durante as provas, mas infelizmente essas pessoas não estão diretamente inscritas. Com o aumento do número de integrantes por equipe já conseguimos mudar um pouco esse cenário na edição 2014. A previsão é de que em 2015 as equipes sejam formadas por até 50 pessoas.

Outra novidade desta edição foi a criação de uma comissão de segurança. Soares explica que o grupo ofereceu aos participantes treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndios. Outra preocupação da organização é a segurança no trânsito: 

— Nosso regulamento é muito rígido. Todos os carros que participam das provas de rua precisam estar adesivados. As equipes que forem flagradas trafegando acima do limite de velocidade permitido ou infringindo o código de trânsito serão penalizadas não só pela Guarda Municipal, mas também pela Liga dos Gincaneiros.

As provas

O circuito de atividades do último sábado da competição será feito no Parque Vila Germânica, a partir das 14h, onde os competidores terão que cumprir provas que duram de 15 a 30 minutos. Já a Prova da Madrugada está marcada para ter início às 20h. De acordo com Soares está é uma prova sequencial e tem previsão de término para as 6h de domingo: 

— Cada equipe recebe um enigma e é partir dessa pista que a prova é norteada. Dificilmente os gincaneiros retornam à Vila Germânica já que uma dica leva a outra e assim por diante.

Solidariedade

O dia a dia dos gincaneiros não é só feito de aventuras e provas noturnas. Em abril as equipes já começaram a se mobilizar por conta das provas sociais. Além de doar sangue e participar de pedágios, os integrantes das 13 equipes participaram de campanhas para arrecadar livros, produtos de higiene e brinquedos. Confira abaixo o saldo das arrecadações:

- 2.439 brinquedos para o Pedágio do Brinquedo do Grupo RBS
- 8.085 quilos de alimentos
- 6.160 itens de material de limpeza
- 252 garrafas de dois litros com lacres para a campanha Troque Lacre por Cadeiras de Rodas do Lions Clube
- 385 livros infanto-juvenis para o projeto Leitura no Parque da Fundação Cultural

Serviço

Gincana Cidade de Blumenau

Sábado
- 14h - provas de 15 a 30 minutos de duração, na Vila Germânica
- 20h - inicío da Prova da Madrugada com saída da Vila Germânica. Previsão de término para as 6h de domingo

Domingo
- 17h30min - anúncio da equipe vencedora no Setor 3 da Vila Germânica

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
Jornal de Santa Catarina
Busca