Casais que malham no Parque Ramiro Ruediger contam como o exercício em dupla ajuda a melhorar a relação - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

+Ramiro28/11/2014 | 21h31

Casais que malham no Parque Ramiro Ruediger contam como o exercício em dupla ajuda a melhorar a relação

Companhia para o exercício ajuda a retomar e manter a vida saudável

Casais que malham no Parque Ramiro Ruediger contam como o exercício em dupla ajuda a melhorar a relação Rafaela Martins/Agencia RBS
Casais que se exeercitam juntos no Parque Ramiro Ruediger melhoram a saúde e o relacionamento Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Você sabe o que dizem: basta juntar as escovas de dente para que os quilinhos a mais comecem a aparecer. Entre filmes regados a guloseimas e fins de semana preguiçosos no sofá, casais que costumavam levar uma vida saudável nem percebem que estão ficando sedentários juntos. Os meses passam, ambos se acomodam e a balança não deixa mentir: os tempos de dieta e academia ficaram para trás. Mas enquanto alguns acreditam ser tarde para mudar, outros unem forças para suar a camisa e voltar à forma. De quebra, descobrem que além de trazer benefícios ao corpo a atividade física em dupla pode enriquecer a relação. É o caso de Daniel Darugna, 32 anos, e Melanie Mafli, 26.

Foi no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau, que os noivos retomaram a rotina regrada e estreitaram ainda mais os laços afetivos. Juntos há nove anos, eles se conheceram na academia. Lado a lado praticaram várias modalidades, de artes marciais a musculação. A vida seguiu, o namoro foi tomando novos rumos e, pouco a pouco, os dois largaram a rotina fitness. Enquanto ela ganhou cinco quilos, o prejuízo dele foi maior: 30 quilos a mais. 

— Me assustei quando subi na balança e vi que estava com 120 quilos. Ela já corria, aí comecei a ir junto para um motivar o outro. No começo eu corria dois quilômetros e parava. Com o tempo fui me superando e hoje sou mais rápido que ela — conta Daniel.

Hoje Daniel e Melanie se exercitam no Ramiro cinco dias por semana, geralmente no início da noite. Ela chega de carro e ele vai direto do trabalho, de bicicleta. Além de correr, o par se alonga e é adepto do treino funcional, em que se usa o peso do próprio corpo para realizar os movimentos. Em um ano Daniel conseguiu eliminar 34 quilos e em 2013 o casal entrou para um grupo de corrida. Eles também participam de maratonas e têm um blog sobre saúde (o docedieta.com), onde falam sobre o estilo de vida saudável.

— Trabalhamos o dia todo separados, então aproveitamos a corrida para passar um tempo juntos, transmitir energia um para o outro. Quando terminamos saímos felizes, conversamos, rimos, jantamos. Deixamos o estresse do dia no parque — comenta Melanie.

Relação renovada

Para a psicóloga Edna Rocha, especializada no atendimento a famílias e casais, praticar exercícios com o parceiro tem o poder de renovar a relação:

— É algo que eu indico para os meus pacientes como tarefa. O tempo que se tira para dar uma caminhada é um tempo para conversar sem interferência de filhos, celular ou internet. O casal precisa tirar pelo menos um dia por semana para fazer uma atividade a sós.

A psicóloga Christine Liz Moeller Gabel concorda e alerta que é preciso também tomar alguns cuidados:

— É importante que o casal tenha em mente as diferenças individuais no que diz respeito a desempenho, rendimento e metas de cada um.

O personal trainer Geison Müller utiliza o Parque Ramiro Ruediger como local de trabalho desde 2007. É por lá que ele comanda seus alunos diariamente em aulas de corrida e treinamento funcional.

— Uma das vantagens do parque é o ambiente propício para relaxar. Mas também não dá para encarar o exercício com moleza. Tem que ter intensidade. Nada de ficar conversando e esquecer o objetivo de estar ali — explica.

Do altar para o asfalto

A atriz Sabrina de Moura e o administrador Fabrício Theiss são casados há quatro anos e malham juntos desde o início da relação, em 2008. Tudo começou quando ela decidiu aproveitar a proximidade do Ramiro — o casal mora na vizinhança — e pedir ajuda ao marido já corredor para montar um plano semanal de exercícios. A ideia não era emagrecer, mas ter mais qualidade de vida. Ele topou e Sabrina se apaixonou pela corrida. Os dois malham juntos ao ar livre de duas a três vezes por semana como um complemento à academia.

— A gente já tinha cumplicidade, a atividade a dois só somou. Ser admirado, sentir orgulho da evolução do outro não tem preço — comenta a atriz.

Mas e quando surge um imprevisto e o parceiro não chega a tempo para o exercício diário?

— Aí o outro vai sozinho. É importante fazer as coisas juntos, mas também ter a autonomia para se virar por conta própria — explica Fabrício.

Eles contam que durante a corrida preferem ficar em silêncio, mesmo porque o exercício é tão intenso que não há fôlego para conversar:

— Deixamos para papear em casa no fim do treino, quando saímos do parque com aquela sensação de missão cumprida — diz Sabrina.

Sempre é possível começar

Mesmo quem nunca fez do exercício parte da rotina pode virar o jogo quando for preciso. Mauto Tadeu Aguiar, 58 anos, e a esposa Claudia, 50, são a prova viva de que força de vontade é o combustível de uma relação saudável. Eles frequentam o Ramiro três vezes por semana para caminhar e usar os aparelhos de ginástica do local _ tudo com um grande sorriso no rosto. 

— Agora parece que estamos vivendo a época de namorados: conversamos mais, ficamos ao ar livre e aproveitamos para reencontrar amigos nesse parque fora de série que é o Ramiro — comemora Mauto.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Notícias Relacionadas

Bem-estar 27/11/2014 | 19h37

Segunda edição do +Ramiro incentiva atividades físicas e lazer ao ar livre em Blumenau

Projeto trará reportagens especiais sobre qualidade de vida e eventos no parque

+Ramiro 27/11/2014 | 17h43

Roupas leves e tênis confortável: a roupa certa para aproveitar o +Ramiro em Blumenau

Tecidos "inteligentes" são os mais indicados para os exercícios. Para passear, o que vale é o conforto

+Ramiro 27/11/2014 | 17h32

Sabe quantas calorias gasta em uma aula de zumba? Saiba os benefícios das atividades que fazem parte do +Ramiro 2014

Além da zumba, quem for aos eventos poderá praticar aula de ritmos, treino funcional e caminhada orientada

+Ramiro 27/11/2014 | 17h15

Aulões de Zumba e Ritmos agitam o Parque Ramiro Ruediger neste sábado em Blumenau

Atividades fazem parte do primeiro evento do projeto +Ramiro em 2014

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é preso suspeito de vender moeda falsa em Gaspar  https://t.co/Efvbu7BCTK #LeiaNoSantahá 38 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMáquinas caça-níqueis são apreendidas em residência, em Blumenau https://t.co/2LmGZVPB6o #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca