"A atividade física pode resgatar a autoestima na terceira idade", diz psicóloga - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde para rejuvenescer19/12/2014 | 19h04

"A atividade física pode resgatar a autoestima na terceira idade", diz psicóloga

Especialistas apontam formas saudáveis de manter uma rotina de exercícios sem pegar pesado

De acordo com o médico geriatra Roberto Esmeraldino, quem quer começar a malhar mas precisa pegar leve deve antes procurar um profissional especializado. Ele diz que, quando feita corretamente, a malhação é capaz de transformar a saúde física e mental das pessoas:

— As mudanças  são impressionantes. O idoso sente-se mais ativo, mais feliz, mais motivado, sente menos dor e cai menos. Isso sem contar as doenças crônico-degenerativas como pressão alta, diabetes, osteoporose, colesterol e osteoartrose, que ficam bem mais controladas. Depressão, ansiedade e estresse também têm melhora.

E os benefícios não param por aí. Para a psicóloga Daniela Alice Junkes, a atividade física é capaz de resgatar a autoestima na terceira idade:

— Os exercícios possibilitam uma melhora na autopercepção e na satisfação pessoal, melhora da forma física e da consciência corporal, diminuição dos sintomas associados à depressão, insônia e otimização das funções cognitivas. Além disso, rendem um aumento da interação social, devolvendo a sensação de pertencimento e de valia.

Instrutor físico do Sesc, Léo Brandão De Villa diz que, ao contrário do que muitos pensam, sentir dor não é motivo para ficar parado:

— A dor geralmente sinaliza que você não se movimenta há muito tempo. Então é preciso fortalecer a musculatura e proteger as articulações para que a pessoa se torne capaz de realizar movimentos comuns do dia a dia, como sentar e se agachar.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaResultado do Enem 2017 é divulgado https://t.co/pVw3DtUcQA #LeiaNoSantahá 20 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDefesa Civil de Brusque atende pedidos de vistorias de deslizamentos https://t.co/VJ5WhmADyb #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca