Prefeitura de Blumenau apresenta ajustes no regulamento para a Oktoberfest 2015 e portaria para os trajes típicos - Geral - Jornal de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Oktober 201523/03/2015 | 21h35

Prefeitura de Blumenau apresenta ajustes no regulamento para a Oktoberfest 2015 e portaria para os trajes típicos

Saias poderão ficar até quatro dedos acima dos joelhos

Prefeitura de Blumenau apresenta ajustes no regulamento para a Oktoberfest 2015 e portaria para os trajes típicos  Gilmar de Souza/Agencia RBS
Os desfiles na XV de Novembro continuarão a ocorrer às quartas-feiras e aos sábados Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

A Fundação Cultural de Blumenau reuniu nesta segunda-feira à noite, na Vila Germânica, representantes dos grupos que desfilam na Oktoberfest para apresentar ajustes no regulamento para a festa deste ano e a portaria que determina como devem ser compostos os trajes típicos masculinos e femininos. Para esta edição ficou definido que os desfiles na XV de Novembro continuarão a ocorrer às quartas-feiras a partir das 19h30min (7, 14 e 21 de outubro) e aos sábados às 16h (10, 17 e 24 de outubro).

A partir de sugestões, a organização ampliou os horários para a entrega das pulseiras aos grupos que participam do desfile. Agora começam a ser distribuídas com dois dias de antecedência para cada dia de desfile. Ficou acertado que o grupo que faltar ao desfile sem justificativa e aviso prévio não poderá participar das apresentações seguintes. O repertório de cada grupo terá de ser submetido à aprovação da comissão organizadora com 60 dias de antecedência ao primeiro desfile. Músicas gauchescas, sertanejo universitário, axé e funk, segundo o regulamento, estão proibidos.

— As pessoas nos veem como um pedaço da Alemanha no Brasil. O turista vem para cá ouvir música alemã. Então vai ter música típica para quem estiver vendo o desfile na XV de Novembro — defende o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

Um dos assuntos que mais causaram polêmica na Oktoberfest do ano passado, sobretudo por causa do tamanho das saias, os trajes típicos ganharam portaria para esclarecer como devem ser compostos. Segundo o secretário, a normativa já existia há alguns anos mas não era suficientemente específica:

— Houve um amadurecimento, ela foi melhorada para simplificar.

Para a altura das saias ou dos vestidos, a portaria diz que devem ser "longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele". Outra dúvida era quanto aos sapatos, os quais só serão permitidos se forem sociais fechados ou sapatilhas. Os dedos e os calcanhares não podem ficar à mostra. Já no traje masculino muitos questionavam o uso de sapatênis. A comissão optou por permitir o uso, desde que esteja em cor escura e única.

De acordo com Stodieck, as notificações aplicadas aos grupos na última edição estão em suspenso e só serão aplicadas caso haja reincidência nos desfiles deste ano. Para cada infração cometida nas apresentações em outubro haverá uma suspensão nos desfiles do ano seguinte.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCom baixa adesão, audiência pública discute obras de implantação do corredor sul https://t.co/NEHI6D0DsXhá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaFim de semana terá tempo instável em Blumenau https://t.co/81EgIDhPqZhá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca