Lei de 2008 prevê que prédios comerciais de Blumenau tenham sistema de captação de água da chuva - Geral - Jornal de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Projeto Água26/06/2015 | 07h49

Lei de 2008 prevê que prédios comerciais de Blumenau tenham sistema de captação de água da chuva

Projetos de novas edificações são aprovados se obedeceram a determinação municipal

Em Blumenau, desde 2008 com a publicação da Lei Complementar nº 691, que institui o Programa de Conservação e Uso Racional de Água no município, entre outras obrigações está a determinação de que as novas edificações de uso não-residencial com área construída superior a 750 metros quadrados devem prever o sistema de captação de águas das chuvas na parte hidráulico-sanitária.

– O volume mínimo e máximo das cisternas fica a critério dos projetistas – diz o diretor de Análise de Projeto, Delamar Krause, da secretaria de Planejamento Urbano.

::: Confira mais matérias do Projeto Água
::: Veja o especial sobre a bacia do rio Itajaí-Açu
::: Prédio de Blumenau usa 60% da água da captação da chuva

A lei também não indica qual deve ser o uso da água armazenada. Os projetos das novas edificações apenas são aprovados se obedeceram a determinação municipal. E também para ser inaugurada, a obra precisa passar por outra fiscalização, que vai checar se o projeto foi mesmo cumprido. Do contrário, não recebe o Habite-se.

Welter conta que a técnica usada no Edifício Cristal é bastante comum em casas. Quanto aos prédios, segundo ele, o projeto encontra mais resistência pelo custo elevado, que acaba sendo revertido a longo prazo.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaJogador que ofendeu árbitro no Alto Vale é condenado pelo TJ https://t.co/5r2CCUlekJhá 44 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAposta feita no bairro Garcia em Blumenau acerta as 15 dezenas da Lotofácil https://t.co/UbS6gYdfIqhá 44 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca