O que eu quero realizar em 2016? - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Lista de desejos01/12/2015 | 18h15

O que eu quero realizar em 2016?

No fim do texto você encontra sugestões de metas para o próximo ano. Escolha as suas. O Santa dará dicas de como atingir os objetivos mais votados

Já fez a lista de Ano-Novo ou traçou planos para 2016? Pois saiba que não basta apenas listar inúmeros afazeres para o futuro se você não avaliar o que foi conquistado em 2015. O primeiro passo para programar as metas do ano que vem é refletir sobre o que você conquistou pessoalmente e profissionalmente nos últimos 12 meses, explica o coach membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) Claudio Peixer.

O especialista, que orienta clientes no desenvolvimento profissional ou pessoal, ressalta a importância de avaliar o que você tem feito para poder planejar os próximos passos. Ele compara a lista de metas às anotações feitas antes da ida às compras e salienta: 

— É como ir ao mercado sem lista. Você consegue ir sem anotar o que precisa, mas é bem provável que você compre a mais ou esqueça de algo. Ao anotar, a chance de esquecer é menor.

Outro ponto importante é imaginar como você deseja estar em 31 de dezembro do ano seguinte e depois fazer o caminho inverso. O mais importante, segundo Peixer, é saber o que você realmente quer e avaliar os prós e os contras.

— Quero fazer faculdade, mas vou ter que ficar distante do meu filho. Maximize os ganhos e minimize as perdas. Você pode ter menos tempo com ele durante a semana, mas nos finais de semana você vai dedicar um tempo de maior qualidade — exemplifica.

Você quer dividir metas profissionais e pessoais? A dica do coach é tentar focar o planejamento nos quatro campos do desenvolvimento humano — bens materiais, conhecimento, relacionamento e espírito. Mas sinta-se à vontade para criar os seus próprios métodos e não esqueça de revisar a lista constantemente, pois o estímulo visual é importante para manter as metas em dia.

Para lhe ajudar nesta empreitada, o Santa fez duas listas, com 16 itens cada, de metas para atingir nos campos pessoal e coletivo. Confira quais fazem sentido para você e vote logo abaixo (você deve escolher três opções em cada categoria). Os oito objetivos mais votados de cada categoria pelos leitores vão se transformar em reportagens na edição de Réveillon com dicas práticas para que possam ser atingidos.

Confira a lista e vote.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Jornal de Santa Catarina
Busca