Especialistas falam sobre as vantagens de malhar em grupo - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Motivação19/02/2016 | 13h32

Especialistas falam sobre as vantagens de malhar em grupo

A autoestima aumenta quando se estabelecem relações que potencializam e fortalecem a mudança

Especialistas falam sobre as vantagens de malhar em grupo Patrick Rodrigues/Agência RBS
Atividades em grupo favorecem a interação Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS

Malhar em grupo pode ser a saída para não desistir do objetivo, seja ele emagrecer ou apenas aumentar o condicionamento físico. A psicóloga Juliana Pereira Zimmer, da Unimed, explica que a autoestima aumenta quando construímos relações que potencializam e fortalecem a mudança:

– Encontrar alguém com a mesma meta dá a sensação de que não vivenciamos as dificuldades sozinhos. Você conhece pessoas que passam pelas mesmas coisas, e isso te fortalece tanto física quando psiquicamente. Frequentar uma academia pode ser frustrante quando se encontra pessoas muito diferentes, por isso muitas recorrem aos espaços públicos para criar novos hábitos – destaca.

::: Parque Ramiro Ruediger atrai grupos de amigos que buscam mais qualidade de vida

Para a educadora física Malú de Oliveira, a cobrança entre as pessoas pode contribuir (e muito) para estimular o parceiro a seguir em frente com suas metas:

– Quem busca uma atividade física em grupo quer se motivar vendo o parceiro fazendo também, e vice-versa. Se procura o estímulo no companheiro. Levantar de manhã cedo também deixa de ser difícil: se você sabe que tem alguém te esperando, não vai deixar na mão. É um compromisso que você assume – destaca.

Especialista em Medicina do Esporte, o médico Tiago Giacomini reforça que quando há interação social no meio esportivo, desde que não haja muita competição, a tendência é que se percebam benefícios adicionais por estreitar laços afetivos entre os participantes em função do convívio e da empatia interpessoal. Mas salienta: é sempre bom procurar um profissional antes de se jogar nos exercícios:

– Pessoas possuem carências nutricionais e até alterações metabólicas distintas, portanto recomenda-se o acompanhamento de um profissional da nutrição para os devidos ajustes.

Vantagens de malhar em grupo
1. Você fica motivado. Afinal, ter ao lado pessoas com os mesmos objetivos dá aquele gás para não desistir.

2. O cérebro agradece. Sair de casa, ver os amigos, dar boas risadas... O exercício não precisa ser chato, certo? Estar rodeado de pessoas é tão bom para a saúde física quanto psíquica

3. A atividade fica mais dinâmica. Às vezes os minutos custam a passar, mas com uma companhia a atividade vira um momento leve e rápido no seu dia a dia.

4. Há mil formas de manter a disciplina. Que tal um grupo no WhatsApp? Ou no Facebook? Combine com seus amigos manobras para “puxar” uns aos outros e não furar os exercícios.

5. É de graça. Aproveite o ar livre! No parque, em praças, nas ruas... Quem disse que você precisa pagar uma academia para se exercitar e entrar em forma?

Agende-se
Sexta-feira (19)
•19h às 19h45min: alongamento + circuito de exercícios ritmados
• 19h45min às 20h: pausa para hidratação
• 20h às 20h45min: alongamento + circuito de exercícios ritmados
• 20h45min às 21h: encerramento
 
Sábado (20)
• 16h às 20h: espaço kids – integração da família (com cama elástica, pebolim e tênis de mesa)
• 18h às 18h45min: aula de ritmos
• 18h45min às 19h: pausa para hidratação
• 19h às 19h45min: aula de ritmos
• 19h45min às 20h: encerramento

JORNAL DE SANTA CATARINA

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDeputado Valdir Colatto sofre acidente na BR-282, em Xaxim, mas passa bem https://t.co/6AcACqfQdc #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCasal de namorados morre em acidente durante fuga da polícia no Norte de SC https://t.co/MXqiu7Fu91 #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca