O exercício físico ganha as ruas e invade a paisagem urbana em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Saúde19/02/2016 | 22h03

O exercício físico ganha as ruas e invade a paisagem urbana em Blumenau

Praticantes se apropriam de parque, calçadas e escadarias urbanas para a prática de atividades ao ar livre

O exercício físico ganha as ruas e invade a paisagem urbana em Blumenau Patrick Rodrigues/Agência RBS
Atividades trocam ambiente fechado das academias por ar puro de áreas públicas Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS

Basta que o Sol comece a se pôr para que os espaços públicos em Blumenau comecem a ser ocupados para a prática de atividades físicas. As modalidades que invadem a paisagem urbana são as mais variadas: corrida nas avenidas, treinamento funcional no Parque Ramiro Ruediger e até mesmo um sobe-desce em escadarias das igrejas e ginásios.

::: Parque Ramiro Ruediger atrai grupos de amigos em busca de melhor qualidade de vida

Ao escolher se exercitar no parque, os praticantes trocam os tradicionais equipamentos de academias por alguns pesos e colchonetes. O ar-condicionado é substituído por uma brisa natural e a luz fica a cargo do pôr do sol. É dessa maneira que mais de uma dezena de alunos de diferentes idades aproveita o espaço público para praticar os exercícios semanais. A auxiliar de comércio exterior Gabriela Pires Moreira, 22 anos, encontrou na atividade física ao ar livre uma maneira de aliar dois fatores: condicionamento físico e socialização.

::: Especialistas falam sobre a vantagem de malhar em grupo

– Aqui todo mundo se motiva e a atividade é mais animada. A relação com outras pessoas e o contato com a natureza são o diferencial – garante a aluna.

O casal Miriam Adriano, 40, e Julian Gielow, 37, encontrou na modalidade a céu aberto uma oportunidade de conquistar a tão sonhada qualidade de vida. Os dois trocaram as tradicionais séries de 12 – comuns nas academias – por movimentos que envolvem o peso do próprio corpo.

– No ano passado me lesionei e procurei exercícios em espaços públicos. Assim, ficamos ao ar livre e entramos em contato com pessoas de todas as idades – garante o publicitário.

Miriam chama a atenção para os laços afetivos que esse tipo de atividade também proporciona. A turma se reúne com frequência para jantares e confraternizações e o próximo churrasco já está agendado.

Nas escadarias da igreja
Nem a chuva de quinta-feira foi capaz de desestimular os alunos do professor Geison Müller. Após uma corrida pelas ruas no entorno do Parque Ramiro Ruediger, o exercício aeróbico foi finalizado nas escadarias da Igreja Luterana da Velha. O sobe-desce do grupo de cerca de 20 pessoas deu uma nova finalidade aos degraus usados tradicionalmente pelos fiéis que se dirigem ao templo.

A empresária Maria Teresa, 42 anos, também viu na atividade uma oportunidade de fazer amigos:

– Conhecemos muitas pessoas e combinamos de tomar café e também correr juntos.

Exercícios mais atrativos
Para o treinador Juliano Matos, que aproveita os espaços a céu aberto para treinar seus alunos, a proposta é uma alternativa para estimular as pessoas à prática do exercício físico. Garante que seus alunos, na maioria pessoas deixando o sedentarismo para trás, melhoram o rendimento dia após dia.

– O principal fator é a mudança no estilo de vida, com o contato com o meio ambiente e a preservação da natureza – afirma.

Para Matos, a tendência é que a busca por espaços públicos aumente a cada dia, conforme as pessoas forem descobrindo que atividades feitas sem os tradicionais equipamentos de musculação também podem apresentar excelentes resultados.

– É muito fácil trabalhar no Ramiro, por exemplo. Há muitos benefícios em um espaço aberto e cada um respeita o seu limite – diz.

Na avaliação do educador físico Geison Müller, sempre houve uma demanda reprimida por esse tipo de atividade pois muitas pessoas não se sentem à vontade com o ambiente da academia. Na quinta-feira o desafio do alunos de Geison eram as escadarias de uma igreja na Velha.

De acordo com o professor, o local que fica na subida do Morro da Companhia é ideal para a execução de treinos de fortalecimento.Além disso, ele procura variar a atividade a cada encontro na rua, para que o corpo não se acostume com os estímulos.

Um novo modo de viver a cidade
Na avaliação da professora de Psicologia Social da Furb, Catarina Gewehr, aproveitar a paisagem urbana para a prática de esporte propõe um novo modo de pensar a cidade em que vivemos. Para ela, o novo modelo começou a ser debatido há cerca de 15 anos, com os conceitos de acessibilidade, fluxo de trânsito e mobilidade urbana. Agora, o debate coloca a cidade no centro da reflexão da vida cotidiana, quando a pessoa se reconhece cidadã:

– O cidadão pensa: esta cidade também é minha e é aqui que quero buscar minha saúde. Passa a usá-la não só como deslocamento, mas com uma outra consciência.

Na avaliação da professora, a atividade proporciona ganho para todos os lados: para o praticante do exercício e para a cidade, que se humaniza. Além disso, as pessoas passam a ser disparadoras de informação sobre a atividade física, que antes não existia.

– Acaba virando um efeito dominó. O exercício físico se apresenta a mim e também começo a perceber que posso juntar um grupo de amigos e me apropriar da minha cidade – analisa.

Para sair às ruas
A professora de Educação Física da Unimed Fernanda Isolani dá algumas dicas e cita cuidados para quem deseja exercitar-se em espaços públicos:

1 - Procure um bom horário para a atividade física. Escolha o momento que se adapta à sua rotina. Início do dia e fim da tarde são os melhores períodos para fugir do calor.
2 - Hidrate-se e mantenha uma alimentação balanceada antes e depois do treino. Faça um intervalo de no mínimo 30 minutos entre a refeição e o início do exercício.
3 - Faça um aquecimento no início do treino e alongamento no fim. Nunca esqueça de "desaquecer" no fim do treino. É importante reduzir a intensidade aos poucos, o que é chamado de "volta calma".
4 - Use protetor solar e escolha roupas e calçados apropriados.
5 - Faça uma avaliação médica e procure o apoio de um profissional de Educação Física.
6 - Procure treinar em grupos. O hábito motiva o praticante e melhora o desempenho.

+Ramiro
O projeto +Ramiro, que incentiva a prática de exercícios no parque, encerra a terceira edição neste sábado com opções de lazer gratuitas. As atividades começam às 16h, com espaço kids e integração para toda a família.

•16h às 20h: espaço kids – integração da família (com cama elástica, pebolim e tênis de mesa)
• 18h às 18h45min: aula de ritmos
•18h45min às 19h: pausa para hidratação
•19h às 19h45min: aula de ritmos
•19h45min às 20h: encerramento

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaÀs 18h, os brinquedos da Planetapeia vão percorrer os setor do Parque Vila Germânica. Às 19h será a vez de atrações… https://t.co/hdgiMphZqbhá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaO desfile na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, está cancelado, mas algumas das atrações vão circular pelos… https://t.co/tTOVJw7lewhá 5 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca