Fortaleça o organismo e a imunidade para as doenças típicas das estações frias - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Inverno sem gripe23/03/2016 | 20h54

Fortaleça o organismo e a imunidade para as doenças típicas das estações frias

Atividade física regular e sono regrado, que respeita os horários de dormir e levantar, são fundamentais

Fortaleça o organismo e a imunidade para as doenças típicas das estações frias FreeImages.com / Evgeni Nikolov/Divulgação
Foto: FreeImages.com / Evgeni Nikolov / Divulgação

Temperaturas amenas, noites mais frias, períodos chuvosos e variação entre dias ensolarados e cinzentos. Sair de casa pela manhã vestindo um casaco e ao meio do dia sentir calor, mas à noite voltar a ter frio. Levar um óculos de sol na bolsa mas também garantir um guarda-chuva, pois precaução nunca é demais. O outono começou no último domingo e, como todo ano, trouxe uma série de mudanças no tempo que afetam diretamente a nossa saúde.

Em Blumenau, por exemplo, já foi possível sentir uma queda da temperatura em alguns dias, tendência que deve continuar variável até a metade final de abril, quando mais massas de ar frio se aproximam da região e trazem, especialmente, noites mais geladas, de acordo com o meteorologista do Alertablu, Gustavo Verardo.

O médico pneumologista e diretor técnico do Hospital do Pulmão de Blumenau, Mauro Kreibich, alerta que as estações que apresentam variações térmicas favorecem as doenças respiratórias, tanto as virais (gripe e resfriado) quanto as patologias respiratórias crônicas (alergias respiratórias, rinites, asma, etc). Em termos mais simples, todas as doenças respiratórias ficam em alta neste período de outono e inverno, mas alguns cuidados podem amenizar esses efeitos.

– Os cuidados para prevenir doenças respiratórias passam inicialmente pelas roupas e alimentação adequadas às temperaturas do ambiente, vacinação antigripal e antibactéria pneumococo. Além de cuidados como a ventilação dos ambientes e a higiene das mãos com álcool gel – ressalta o médico.

A alimentação adequada é um dos pontos importantes para um organismo saudável, e as escolhas certas são mais fáceis do que muita gente imagina. Quem dá as dicas é a nutricionista Márcia Reis Felipe. Para ela, o ideal seria variar nas cores dos legumes e verduras: quanto mais cores no prato, menor a chance de errar.

De acordo com a nutricionista, vale investir em vitamina C, com frutas como laranja, limão, acerola e goiaba. Os sucos são bons, mas dê preferência por comer a fruta inteira para não perder as fibras. O intestino também é um dos órgãos fundamentais na imunidade e as fibras são importantes para mantê-lo regulado.

Outra dica importante é equilibrar os tipos de gordura consumidas. Márcia explica que a maioria dos alimentos que comemos utilizam óleos vegetais ricos em ômega 6, e que é válido para o organismo balancear o consumo com o ômega 3, que é mais encontrado em peixes. Um potente anti-inflamatório, o ômega 3 serve de protetor para o organismo.

Já para o pneumologista Ricardo Albaneze, do Hospital do Pulmão e do Hospital Santa Isabel, quem quer aumentar a imunidade nesta estação precisa investir em atividade física regular, descanso e em um sono regrado, respeitando os horários de dormir e acordar. Albaneze recomenda também a vacina contra a gripe, para pacientes de todas as idades.

– Prevenir doenças da estação também inclui cuidar de doenças que o paciente já tenha, como refluxo, pressão alta, rinite – ressalta.

Cuidado com a gripe

Com a temporada de gripes e resfriados também vem o perigo da Gripe A, do vírus H1N1. Em Blumenau a situação já é preocupante, com oito casos confirmados no ano até agora. A cidade lidera o ranking de casos no Estado e a campanha de vacinação começa somente no dia 30 de abril. Até lá, algumas recomendações de mudanças de hábitos são bem-vindas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, além de usar álcool em gel; não compartilhar objetos pessoais se estiver com sintomas de gripe; procurar um médico e não se automedicar se estiver gripado. Ao tossir, cubra a boca e o nariz e mantenha os ambientes abertos e ventilados.

Alimentos protetores do organismo

VITAMINA C
Goiaba, acerola, limão e laranja

ÔMEGA 3
Aposte no peixe. Salmão e sardinha são ricos nessa gordura que serve de anti-inflamatório

FIBRAS
Um intestino regulado é importante para a imunidade. Comer as frutas em vez de tomar o suco aumenta o consumo de fibras, além de alimentos integrais

ÁGUA
Assim como em qualquer época do ano, manter o corpo hidratado é essencial para um organismo mais resistente

PRATO COLORIDO
Varie nas verduras e legumes para aumentar o leque de nutrientes consumidos. Quanto mais cores no prato, melhor

Fonte: Márcia Reis Felipe, nutricionista

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaÀs 18h, os brinquedos da Planetapeia vão percorrer os setor do Parque Vila Germânica. Às 19h será a vez de atrações… https://t.co/hdgiMphZqbhá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaO desfile na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, está cancelado, mas algumas das atrações vão circular pelos… https://t.co/tTOVJw7lewhá 5 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca