A importância de aquecer e alongar antes de praticar esportes no frio - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

+ Saúde24/06/2016 | 07h06

A importância de aquecer e alongar antes de praticar esportes no frio

Tradicional futebol depois do trabalho requer cuidados em dias frios para evitar lesões

A importância de aquecer e alongar antes de praticar esportes no frio Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Ser um atleta de fim de expediente já requer algumas atenções básicas. Com a chegada do frio, então, quem escolheu continuar com as “peladas” depois do trabalho precisa tomar uma série de cuidados para não entrar no departamento médico. As baixas temperaturas trazem mudanças no organismo e, sem as devidas precauções, a probabilidade de lesões aumenta, alerta o fisioterapeuta Anderson Tomelin. O desequilíbrio muscular é o principal problema, explica o especialista, porque as pessoas não praticam exercícios com regularidade durante o dia, diferente de atletas profissionais.

Tecnicamente falando, o frio diminui a viscosidade dos tecidos - que servem como o óleo de um carro - e a desatenção com dois pontos surge como estopim para lesões: aquecimento e alongamento. O segredo, portanto, é o pré-jogo.

— O foco tem que ser o aquecimento porque você precisa preparar o seu corpo para a carga de exercício que ele vai receber. Além de uma corrida leve antes do jogo, a pessoa precisa simular os movimentos, como por exemplo o de chute. Assim o organismo já tem ideia do que vai acontecer em diante e minimiza a possibilidade de problemas — explica Tomelin.

Outro segredo é fazer um alongamento leve de no máximo 10 segundos.
As baixas temperaturas também fazem com que a musculatura fique mais contraída. É uma forma que o organismo encontra para manter o calor do corpo, mas que gera um desgaste e uma limitação dos movimentos. Em caso de desleixo, a probabilidade de lesões é grande.

— O futebol requer da pessoa movimentos de explosão, mudança de direção, toque na bola, o que aumenta a chance de se machucar para quem não se prepara. É diferente, por exemplo, da corrida de rua, que requer movimentos mais constantes e lentos — afirma o especialista.

Água ajuda a combater problemas

Independente da época do ano, tomar água é sempre essencial. O detalhe é que no inverno ingerir o líquido ajuda até mesmo a prevenir lesões. Além dos benefícios de sempre, como ajudar digestão, evitar doenças renais e manter a beleza da pele, uma boa hidratação é uma forma fácil e simples de melhorar o desempenho no esporte. A nutricionista Alessandra Guerra explica que aumentar a quantidade de água ingerida em dias de prática esportiva auxilia no combate a problemas.

— Ajuda a ganhar massa muscular, evita fadiga durante treinos ou jogos, suaviza as articulações e diminui consideravelmente a possibilidade de lesões e câimbras, que acabam sendo muito comuns. Claro que depende de cada pessoa, mas algo como 2,5 litros para mulheres e 3,5 para homens em dias de jogos já é suficiente — afirma Alessandra.

Estiramento, ruptura e contratura: os vilões

Três lesões musculares são as mais comuns em épocas de baixas temperaturas e causam dificuldade até de locomoção às pessoas. O estiramento acontece quando o músculo é esticado demais, mas não chega a “rasgar”. Não é grave, mas compromete os movimentos e requer atenção de especialista para não piorar.

A ruptura (também chamada de estiramento muscular grau 3) acontece quando há rompimento maior do tecido. É uma lesão mais delicada por conta da possibilidade de hemorragia e dor intensa, e o tratamento é lento. Já a contratura acontece quando uma parte do músculo contrai de maneira incorreta e não volta a relaxar. Em todos os casos é comum sentir a popular “fisgada”. Segundo o fisioterapeuta Anderson Tomelin, aplicar gelo no local deve ser sempre a primeira atitude a ser tomada.

— Dessa forma a pessoa diminui o processo inflamatório, o que pode ajudar na recuperação — explica Tomelin, que também é membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva.

RECUPERAÇÃO

Contratura
- 10 dias
Estiramento
- 10 a 15 dias
Ruptura
- 1 a 3 meses

Blumenau

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem abre fogo na Catedral de Campinas e mata pelo menos quatro pessoas  https://t.co/pV2O3liIfhhá 4 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPolícia identifica atirador que matou quatro pessoas em igreja em Campinas  https://t.co/CrwiX9wIFchá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca