Atletas voltam a correr em Joinville para conscientizar sobre hipertensão pulmonar - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Guia + AN16/09/2016 | 13h37

Atletas voltam a correr em Joinville para conscientizar sobre hipertensão pulmonar

Equipe percorre cidades brasileiras e participa neste domingo da 7ª Corrida da IOT

Atletas voltam a correr em Joinville para conscientizar sobre hipertensão pulmonar Divulgação/Team PHenomenal Hope Brasil
Equipe usa o esporte para promover a conscientização da doença Foto: Divulgação / Team PHenomenal Hope Brasil

O Team PHenomenal Hope Brasil, que percorre diversas cidades do Brasil, volta à Joinville neste domingo para participar da  7ª Corrida da IOT - Instituto de Ortopedia e Traumotologia. O objetivo da equipe é conscientizar a população e a classe médica sobre a hipertensão pulmonar. A largada será às 8 horas em frente à IOT.

Os quatro atletas têm buscado coletar assinaturas para um abaixo assinado que visa melhorar a vida dos pacientes. A equipe, que usa o esporte para promover a conscientização da doença, tem a meta de coletar 50 mil assinaturas até a prova principal da equipe, a travessia solo Bertioga-Maresias de 75 quilômetros, que será realizada em outubro, para solicitar mudanças efetivas ao governo federal.

Leia as últimas notícias de Joinville

A luta da Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar (ABRAF) e do Team PHenomenal Hope Brasil está em rever o recente Protocolo do Ministério da Saúde.

Eles reclamam que o governo disponibiliza apenas três dos 14 medicamentos disponíveis para tentar controlar o avanço da doença e oferecer uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. E estes medicamentos, segundo eles, têm sido usados de forma isolada, ou seja, o médico não pode combinar mais de um medicamento no tratamento.

Confira o que fazer em Joinville e região neste fim de semana

Pensando em sensibilizar os brasileiros para esta causa, a empresária e presidente da ABRAF, Paula Menezes, trouxe para o Brasil o Team PHenomenal Hope Brasil. A equipe originalmente surgiu nos Estados Unidos, mas a iniciativa da Paula tornou-se o primeiro braço internacional da organização.

Em Joinville, há o Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar (GAHP), que se reúne uma vez por mês no campus da Univille, no Centro. A missão do GAHP é aproximar portadores, familiares, cuidadores, voluntários e profissionais da saúde com o objetivo de oferecer apoio mútuo emocional e psicológico, suporte, informação, laços de amizade, momentos de descontração, troca de experiência e encorajamento através da criação de um sentido da unidade comum no combate à doença. Quem quiser assinar o abaixo assinado, deve acessar o site www.teamphbrasil.org.br.

A NOTÍCIA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMotorista foge após atropelar ciclista na SC-401, em Florianópolis https://t.co/rZxE9hDmfz #LeiaNoSantahá 24 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaConheça a escuta ativa, técnica usada pelo príncipe William sempre que fala com o filho https://t.co/9VZIOvorGR #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros