Coreia do Norte conclui preparativos para novo teste nuclear - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Extremo Oriente12/09/2016 | 07h50Atualizada em 12/09/2016 | 07h50

Coreia do Norte conclui preparativos para novo teste nuclear

Segundo o Ministério da Defesa sul-coreano, as forças militares do país estão prontas para responder a "provocações"

AFP
AFP

A Coreia do Norte está preparada para realizar um novo teste nuclear, segundo o ministério sul-coreano da Defesa. O anúncio foi feito pela pasta três dias depois de Pyongyang ter detonado sua bomba atômica mais potente até hoje.

— Um novo teste (nuclear) pode ser realizado em um dos túneis. Os preparativos foram concluídos — afirmou o porta-voz do ministério, Moon Sang-Gyun.

Ele se recusou a revelar detalhes, alegando questões de segurança, mas disse que as forças militares estão prontas para responder a qualquer eventualidade como "novos testes nucleares, lançamentos de mísseis balísticos ou provocações por terra" por parte da Coreia do Norte.

Leia mais
EUA, Rússia e China criticam teste nuclear norte-coreano
Conservadores vencem as eleições legislativas na Croácia
Oposição pede garantias sobre a aplicação de trégua na Síria

Algumas horas antes, uma fonte não identificada do governo havia informado à agência de notícias sul-coreana Yonhap sobre a "detecção de sinais no sentido de que a Coreia do Norte concluiu os preparativos para realizar um novo teste nuclear, a qualquer momento, no terceiro túnel da área de testes de Punggye-ri".

O teste nuclear mais recente

Na sexta-feira, a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear, definido pelos serviços de inteligência dos países ocidentais como o mais potente até o momento, com quase 10 quilotons.

O regime norte-coreano definiu o teste como um sucesso e afirmou que a estrutura incluiu um artefato miniaturizado com capacidade para ser instalado em um míssil.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaConselho Federal de Odontologia aprova uso do botox para tratamentos dentários https://t.co/Sy46FeQNxG #LeiaNoSantahá 29 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaEleições 2016: polarização e promessas de parcerias para investimentos marcam debate entre candidatos a prefeito de Joaçaba …há 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros