Editorial da RBS: A profissão mais honesta - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Opinião20/09/2016 | 10h32

Editorial da RBS: A profissão mais honesta

Na antevéspera de novo pleito eleitoral, no momento em que os candidatos tentam conquistar a confiança dos eleitores descrentes na política, ganha especial relevo a manifestação polêmica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o pronunciamento de resposta aos procuradores da Operação Lava-Jato.
“A profissão mais honesta é a do político” – disse Lula, complementando: “Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem de ir pra rua encarar o povo
e pedir voto”.

Nem é preciso refletir muito para se perceber a infelicidade da declaração. Em primeiro lugar, política não deveria ser uma profissão, mas um serviço público prestado por tempo determinado por pessoas da sociedade que os cidadãos escolhem para representá-los. Em segundo lugar, não existe mais ou menos desonestidade.
Se um político é ladrão, pouco importa se ele tem que pedir votos periodicamente.
O indivíduo desonesto não serve para exercer mandato.

:: Clique e leia mais editoriais da RBS

A verdade é que não se pode flexibilizar honestidade. Todas as profissões são dignas quando exercidas com lisura e integridade.

Vale o mesmo para a representatividade política. Por isso é importante que os eleitores acreditem na existência de pessoas honestas e procurem orientar seus votos para estes indivíduos, informando-se sobre eles, examinando sua vida pública, sem cair na armadilha da generalização de que todo político é desonesto. Se o eleitor se recusa a escolher, alguém escolhe por ele – e aí, sim, cresce o risco de que algum desonesto seja eleito.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaOperação busca 24 alvos ligados ao PCC em Joinville https://t.co/tcFQp3GUqf #LeiaNoSantahá 22 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"A educação e a cultura libertam", diz Arnaldo Zimmermann https://t.co/Ya8PrYLMbE #LeiaNoSantahá 39 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros