Forças do governo e rebeldes ignoram cessar-fogo na Síria - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Damasco16/09/2016 | 10h17Atualizada em 16/09/2016 | 10h17

Forças do governo e rebeldes ignoram cessar-fogo na Síria

Confrontos entre tropas do regime de Bashar al-Assad e rebeldes foram registrados no bairro de Jobar

AFP
AFP

Violentos combates foram registrados nesta sexta-feira entre as forças do regime sírio e rebeldes na periferia leste de Damasco. Segundo um jornalista da AFP e uma fonte militar, trata-se da violação mais séria da trégua em vigor desde segunda-feira.

— O exército sírio está bloqueando um ataque de grupos armados que tentam entrar na capital pelo leste através de Jobar (um bairro nas mãos dos rebeldes), o que levou a confrontos intensos e disparos de foguetes — declarou à AFP uma fonte militar.

Há mais de dois anos, o bairro de Jobar é um campo de batalha entre as forças do presidente Bashar al-Assad e os rebeldes. Quase toda a população fugiu do local.

Leia mais
Bairros rebeldes de Aleppo seguem sem receber ajuda humanitária 
Atentado suicida mata 16 em mesquita no Paquistão 
Tufão Meranti deixa 16 mortos ou desaparecidos na China

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) também confirmou a ocorrência de combates na periferia de Damasco. Segundo o órgão, 21 morteiros e foguetes foram lançados em Jobar.

Estados Unidos e Rússia, que apoiam respectivamente os rebeldes e o regime de Assad, fecharam um acordo de trégua que entrou em vigor na segunda-feira entre insurgentes e forças leais ao regime, mas que exclui os extremistas.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, disse que o movimento islamita Faylaq al Sham e os extremistas da Frente Fateh al Sham (ex-Frente al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda) estavam presentes em Jobar. Este último movimento é aliado em várias zonas dos rebeldes chamados moderados, o que complica a aplicação da trégua, segundo os analistas.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCriança e rapaz de Itajaí são hospitalizados após beberem suco que estaria envenenado https://t.co/B0iUYLcUgO #LeiaNoSantahá 32 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPolícia Rodoviária Federal apreende 800 quilos de maconha em Joinville https://t.co/V5CKksR5gP #LeiaNoSantahá 45 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros