Mais de um milhão de pessoas fugiram do Sudão do Sul - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Conflito16/09/2016 | 08h46Atualizada em 16/09/2016 | 13h22

Mais de um milhão de pessoas fugiram do Sudão do Sul

País segue em guerra civil desde dezembro de 2013

AFP
AFP

Ao menos 185 mil pessoas fugiram do Sudão do Sul desde julho deste ano, jovem País que está em guerra civil há dois anos e nove meses. Com isso, mais de um milhão de refugiados já precisaram deixar a nação africana, indicou a ONU nesta sexta-feira.

— O número de refugiados sul-sudaneses acolhidos em países vizinhos superou nesta semana a marca do milhão — disse um porta-voz da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) em Genebra.

O Sudão do Sul soma-se, assim, à Síria, Somália e ao Afeganistão — três países com mais de um milhão de refugiados —, informou o ACNUR. Além disso, outros 1,6 milhão de sul-sudaneses estão deslocados dentro do país.

Leia mais
Oposição convoca protesto na Venezuela por revogatório contra Maduro
Merkel afirma que a União Europeia está em "situação crítica"
Hillary retoma campanha e Trump dá atestado de "excelente saúde"

O Sudão do Sul está afundado em uma guerra civil desde dezembro de 2013. O conflito se intensificou em julho. A maioria dos novos refugiados registrados pelo ACNUR cruzaram a fronteira em direção a Uganda (143.164). Alguns foram à Etiópia e outros ao Quênia, à República Democrática do Congo (RDC) e à República Centro-Africana.

O Sudão do Sul se tornou independente do Sudão em julho de 2001 após 25 anos de guerra civil. No entanto, o País voltou a afundar em uma nova guerra civil em dezembro de 2013, conflito que também tem um componente étnico e que deixou várias dezenas de milhares de mortos.

Por sua vez, cinco milhões de sul-sudaneses, ou seja, mais de um terço da população, terão que enfrentar uma insegurança alimentar "sem precedentes", segundo a ONU.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBandeira tarifária das contas de luz de outubro é verde https://t.co/P0vucnNrlE #LeiaNoSantahá 14 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaNovela "Pai herói" será retransmitida no VIVA https://t.co/WaWux31o8F #LeiaNoSantahá 20 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros