"O que sustenta o empreendedor é a sua busca constante por autoconhecimento", defende coach - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Sílvia Pahins16/09/2016 | 07h04Atualizada em 16/09/2016 | 07h04

"O que sustenta o empreendedor é a sua busca constante por autoconhecimento", defende coach

Mentora de empreendedores Sílvia Pahins é a anfitriã de evento de imersão em empreendedorismo neste fim de semana em Florianópolis

"O que sustenta o empreendedor é a sua busca constante por autoconhecimento", defende coach Silvia Pahins/Divulgação
Sílvia criou uma empresa de programas de educação online depois de abandonar um emprego estável no serviço público Foto: Silvia Pahins / Divulgação

A falta de oportunidades para criar dentro do serviço público fizeram com que Sílvia Pahins desistisse do trabalho, considerado por muitos "o emprego dos sonhos", para investir em um negócio próprio, alinhado aos seu valores e estilo de vida. Com a Patoá, uma empresa de inovação e programas de educação online, a coach e mentora de empreendedores percebeu que muitas pessoas também estavam infelizes no trabalho e buscavam algo maior, com significado. Hoje, ela tem diversos programas voltados a auxiliar novos empreendedores, como o Empreenda com Propósito, o Você em Ação e o Supernova.

Hortas comunitárias: mãos na terra por uma alimentação mais saudável
Empreendedora de SC cria manta com ação repelente para bebês

Deu tão certo que ela, que é formada em design e comunicação, decidiu realizar o Empreenda 2016, um evento de imersão em empreendedorismo que tem como foco o autoconhecimento. Será no Centro de Inovação da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, ao longo deste fim de semana. Ariana Schlosser, Paula Quintão, Lígia Fabretti, Bruno Zanuto, Gustavo Santos, Lisandra Zanuto, Pedro Superti, Rafa Cappai, Tatiana Magalhães, Márcia Tozo e Cadu Molina são os palestrantes convidados pela anfitriã. 

Horário de verão tem início em 16 de outubro e dura até fevereiro de 2017

As inscrições podem ser feitas pelo site do Empreende 2016 — os ingressos já estão no terceiro lote e podem ser adquiridos a R$ 897. 

Leia todas as notícias de Estilo de Vida

Confira a entrevista com Sílvia Pahins

Para você, o que é empreender?
É ter a capacidade de realizar algo, de colocar as ideias em ação. Esse é um conceito mais amplo do que aquela visão ligada aos negócios e que coloca o empreendedor como protagonista da própria vida. Mais ainda, são pessoas que reconhecem o seu propósito de vida e fazem disso a bússola que guia suas ações. É esse propósito e essa capacidade de ação que diferenciam um empreendedor de um empresário, enquanto o primeiro age motivado pelo seu porquê, o segundo pode simplesmente ter um negócio.

Saiba como identificar e prevenir as alergias durante a primavera

Você fala muito de propósito. Como encontrar o seu verdadeiro propósito na vida?
O propósito de vida é viver a sua essência, ou seja, viver quem nascemos para ser. Parece simples, mas a verdade é que viver uma vida alinhada com nossos valores é um grande desafio em uma sociedade que exige seguir padrões determinados. Para ajudar pessoas a identificarem seu propósito de vida, costumo guiá-las por um processo de autoconhecimento em que reconhecem seus talentos e habilidades, seus valores e aquilo que tem significado para elas, e sua visão de futuro, ou seja, a história de vida que desejam viver. A partir daí é possível vislumbrar qual o propósito de cada um e tomar decisões mais conscientes sobre as escolhas profissionais e pessoais.

"Empreendedorismo não é um monstro", garante Neiva Kieling, do programa Geração Empreendedora

Qual o momento certo para investir nos sonhos?
Agora! A grande questão é que as pessoas acham que é algo inatingível, distante demais de sua realidade ou que precisariam fazer mudanças drásticas na vida para realizá-los. Isso acontece porque poucos colocam no papel o que é necessário e qual o prazo para viver esse sonho, fazendo com que sejam apenas ideias. Não é preciso pressa, pelo contrário, é necessário que haja movimento de ação em direção aos sonhos que se quer realizar.

Como perceber que estamos preparados para investir em um novo negócio? 
Costumo dizer que as pessoas não precisam `largar tudo de uma hora para outra¿, seja uma carreira, um emprego ou um negócio antigo. O investimento de tempo, dinheiro e outros recursos internos e externos em um novo negócio pode ser feito aos poucos. Com isso é possível validar a ideia de negócio, assim como desenvolver a clientela e, claro, ganhar a confiança necessária para então assumir de vez o novo negócio.

Saiba mais sobre Empreendedorismo

Quais os principais comportamentos de um empreendedor?
Resiliência, foco em solução, capacidade de ação e busca por autoconhecimento. A resiliência é a capacidade de ultrapassar obstáculos e sair de cada um fortalecido. Sem isso, qualquer dificuldade pode ser uma desculpa para desistir. Foco em solução é a habilidade de enxergar soluções nos problemas enfrentados pelas pessoas no dia a dia. Capacidade de ação: o empreendedor não apenas enxerga, mas cria soluções que podem se tornar produtos e/ou serviços. Mas o que sustenta o empreendedor é a sua busca constante por autoconhecimento. Empreender já é um incrível processo de autoconhecimento, pois nos coloca frente a medos, inseguranças e crenças que nos limitam ou fortalecem. Essa busca refere-se a um constante aprimoramento e uma consciência de que é preciso permanecer se desenvolvendo.

Como enfrentar o medo: do fracasso, de ficar sem dinheiro, de desapontar a família e os amigos?
O primeiro passo é tomar consciência de que ele existe. Muitos dos maiores medos que temos não são totalmente conscientes ainda, mas guiam nossos pensamentos, determinam as nossas ações e, consequentemente, os resultados que colhemos do mundo. Perceber o que há por trás dessas limitações é jogar luz sobre esses medos e a partir daí seguir para o segundo passo: questionar. A autora Byron Katie possui um método composto por quatro perguntas. A cada pensamento de medo, questionar: Isso é verdade? Eu posso afirmar com absoluta certeza que isso é verdade? Como eu me sinto e ajo quando acredito nisso? E quem eu seria sem esse pensamento? Essas perguntas ajudam a enfrentar os medos e a abrir uma nova perspectiva sobre como lidar com cada um deles. Somente então se está pronto para o terceiro passo: recondicionar. Criar um novo pensamento e um novo modo de agir para criar a realidade que se quer viver. 

Quais as dicas para quem quer empreender e não sabe como?
Eu diria que existem duas atitudes fundamentais para quem quer empreender um negócio. A primeira é investir em autoconhecimento, seja através de cursos ou de um processo de coaching. Com isso é possível empreender a partir de decisões conscientes e com mais segurança. A segunda é estar em meio às pessoas que vivem a realidade que se busca. Mesmo que ainda não exista o negócio, é possível participar de eventos e cursos nos quais estão os empreendedores. Nesses contextos a pessoa poderá aprender não só sobre negócios, mas sobre comportamento empreendedor, fazer novas conexões e até mesmo expandir sua visão de negócios.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaLudy Green em Florianópolis: "Um emprego pode ser a saída para a violência doméstica" https://t.co/lU9Dwcu0ju #LeiaNoSantahá 5 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPresidente Michel Temer e a esposa decidem se mudar para o Palácio da Alvorada https://t.co/tQwxYFsBgr #LeiaNoSantahá 54 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros