Obama discursará em comício no lugar de Hillary, afastada por pneumonia - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Estados Unidos13/09/2016 | 11h03Atualizada em 13/09/2016 | 12h01

Obama discursará em comício no lugar de Hillary, afastada por pneumonia

Candidata democrata à Casa Branca deve retomar a campanha presidencial ainda nesta semana

Obama discursará em comício no lugar de Hillary, afastada por pneumonia CJ Gunther, EFE/EFE
Foto: CJ Gunther, EFE / EFE
AFP
AFP

O presidente Barack Obama vai substituir a candidata Hillary Clinton em um comício na Filadélfia, nesta terça-feira. A democrata deve retomar a campanha ainda nesta semana, mas segue afastada após ser diagnosticada com pneumonia. No domingo, ela participava de uma cerimônia que relembrava as vítimas do 11 de setembro, em Nova York, quando se sentiu mal e precisou deixar o local.

A ex-secretária de Estado, que lidera as pesquisas para as eleições de 8 de novembro, precisa provar ao eleitorado que não perdeu a força necessária para derrotar seu adversário, o magnata republicano Donald Trump, e assumir as funções de presidente.

Hillary suspendeu os atos de sua campanha à Casa Branca devido à pneumonia, mas garantiu no Twitter que se sente bem e que retomará em breve a campanha eleitoral.

Na Filadélfia, onde ela falaria nesta terça, Obama pretende incentivar os indecisos, em particular os jovens, a optar pela ex-chefe da diplomacia americana, explicou seu porta-voz, Josh Earnest.

Leia mais
Pneumonia: tratamento, diagnóstico e prevenção
Estado de saúde de Hillary domina noticiários norte-americanos
Três suspeitos dos atentados em Paris são detidos na Alemanha

Hillary teve que ser auxiliada no domingo após uma cerimônia pública em Nova York. Posteriormente, uma equipe médica informou que a candidata presidencial sofria de uma pneumonia e aconselhou a suspensão de suas aparições públicas na segunda-feira.

— Senti um mal-estar e perdi o equilíbrio por um instante, mas uma vez que entrei (em um automóvel), uma vez que pude me sentar e sair do calor, uma vez que bebi água, imediatamente me senti melhor — revelou Clinton na segunda-feira à rede CNN.

Um porta-voz de sua equipe de campanha, Brian Falllon, assegurou à imprensa que a pneumonia diagnosticada é o único problema de saúde de Hillary, aludindo à especulações sobre seu estado.

Trump deseja "recuperação rápida"

Donald Trump chegou a expressar seus votos de uma rápida recuperação, mas voltou a sugerir que Clinton não estava sendo completamente honesta sobre seu estado de saúde.

— Algo está acontecendo, mas tenho a esperança de que se recupere e volte à campanha; já a veremos durante o debate entre candidatos — disse Trump durante uma entrevista à rede de televisão FoxNwes.

Com sua declaração, Trump voltou a fazer uma referência ao estado de saúde de sua adversária. Há uma semana, ele já havia insistido com isto devido a um acesso de tosse que forçou Hillary interromper um discurso durante um ato pública.

Momento crítico para Hillary

O súbito problema de saúde ocorre em um momento crítico para Hillary, diante de questionamentos por sua negação a divulgar dados concretos sobre seu estado de saúde, em um contexto de falta de transparência e aproximação dos debates televisivos entre os dois candidatos.

A última rodada de pesquisas sobre intenções de voto mostrou uma acirrada disputa entre Hillary e Trump, em um cenário no qual qualquer tropeço nesta fase pode ter efeitos dramáticos.

Um pesquisa realizada pela rede CNN divulgada na última terça-feira mostrava Trump à frente de Hillary, com uma leve vantagem de 45% a 43%.

Contudo, uma pesquisa divulgada pela rede NBC News e realizada entre eleitores registrados mostrou Hillary à frente, com uma respeitável vantagem de 48% a 42%.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEleições 2016: saiba como acompanhar a cobertura eleitoral nos veículos da RBS SC neste domingo https://t.co/gJjwuPIvUN #LeiaNoSantahá 9 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPartidos miram prefeituras de olho nas eleições de 2018 https://t.co/e8J6bVJohd #LeiaNoSantahá 9 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros