Ressaca causa alagamentos no Litoral de Santa Catarina - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Clima15/09/2016 | 15h01Atualizada em 15/09/2016 | 20h39

Ressaca causa alagamentos no Litoral de Santa Catarina

Condição é consequência de ciclone que se formou no mar e ao horário do pico da maré

Ressaca causa alagamentos no Litoral de Santa Catarina Emerson Souza/Agencia RBS
Área do Parque Tupã, ao lado do Centro Sul, ficou cheia d´água Foto: Emerson Souza / Agencia RBS

O começo da tarde desta quinta-feira foi marcado por alagamentos em diversos pontos do Litoral Catarinense. Em Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí a água invadiu algumas ruas e interrompeu o trânsito, principalmente nas regiões mais próximas a rios e ao mar.

Maré atinge pico de 1,8 m em São Francisco e causa efeitos também em Joinville

Bairro Carianos, em Florianópolis, registra alagamentos em diversos pontos Foto: Marcus Bruno / Agência RBS

Ressaca faz o mar invadir a Avenida Atlântica em Balneário Camboriú

Na Capital, por exemplo, a água chegou a pontos raramente atingidos, mesmo em dias de maré alta. As SCs 401 e 405, que levam ao Norte e Sul da Ilha respectivamente, tiveram o trânsito prejudicado. A água invadiu também o Centro Sul e o Parque Tupã, na Avenida Governador Gustavo Richard.

Na Beira-Bar Norte, o trânsito ficou lento no sentido Centro/Bairro em direção ao Norte da Ilha por conta da grande quantidade de água que se acumulou na Avenida da Saudade. Já no Parque de Coqueiros boa parte da área ficou submersa, segundo relatos de ouvintes da CBN Diário.

Via Expressa Sul está com trânsito lento nos dois sentidos Foto: Léo Munhoz / Agência RBS

Em direção ao Sul da Ilha, na região do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Hercílio Luz, moradores protestaram por conta da água que invadiu residências. Elas fecharam a ponte da Avenida Diomício Freitas em protesto contra a obra de acesso ao aeroporto. Algumas pessoas que estavam com voos marcados saíram dos carros e foram caminhando.

— Faz 28 anos que eu moro aqui e nunca entrou água na minha casa. Perdi geladeira, máquina de lavar, a cama, que está toda molhada, a roupa dos meus filhos. Isso é um descaso com o povo da região da Seta — diz o cobrador de ônibus Antônio Cândido, que faltou ao trabalho hoje. 

Na Via Expressa Sul um incêndio destruiu ranchos de pescadores no começo da tarde. Suspeita-se que a água tenha causada curto-circuito no local. Foram quatro ranchos queimados. José dos Santos, 58 anos, perdeu todo o material de pesca, mais a geladeira:

— Só não perdi a lanchinha porque estava pescando na hora do incêndio.          

Ranchos pegaram fogo na Via Expressa Sul; bombeiros acreditam que água causou curto-cir Foto: Marcus Bruno / Agência RBS

Os bombeiros fecharam a Expressa Sul no sentido Centro para secar as pistas. Ítalo Santana, funcionário de uma auto-elétrica do Carianos perdeu todos todos os móveis. Aos 32 anos, disse que é a maior maré alta que já presenciou.

Na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, por exemplo, imagem da leitora Mary Leal surpreendeu pela quantidade de água que tomou conta do ponto mais famoso do município. Em Itajaí o mesmo aconteceu na Avenida Beira-Rio.

Segundo a técnica em meteorologia da RBS SC, Bianca Souza, o ciclone registrado nos últimos dias no mar na região da Argentina e Uruguai causou a ressaca em boa parte do Litoral catarinense, mesmo que já esteja afastado da costa.

— Essa condição, adicionada ao horário do pico da maré, está deixando muitas praias sem faixa de areia e/ou registrando pontos de alagamentos nessa tarde — explicou Bianca.

Pista de corrida do Parque de Coqueiros ficou inundada Foto: Léo Gorges / Agencia RBS

Também houve alagamentos no Rio Tavares, em Florianópolis, e nas cidades de Bombinhas e Palhoça. Algumas praias como Ingleses, na Capital, Cabeçudas, em Itajaí, e Bombinhas ficaram sem faixa de areia durante a tarde.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEm nota, fabricante lamenta morte de menino que bebeu suco envenenado em Itajaí https://t.co/WkPwroVD8h #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaSábado é de nebulosidade e temperaturas amenas em grande parte de Santa Catarina https://t.co/Co28gumDvJ #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros