Diário Catarinense e RBS TV vencem Prêmio Fiesc de Jornalismo - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Reconhecimento25/11/2016 | 19h09Atualizada em 25/11/2016 | 19h14

Diário Catarinense e RBS TV vencem Prêmio Fiesc de Jornalismo

Cerimônia de entrega dos diplomas ocorreu na manhã de sexta-feira, na sede da entidade, em Florianópolis

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) entregou o Prêmio FIESC de Jornalismo 2016 na manhã de sexta-feira, na sede da entidade, em Florianópolis. O caderno Foco Econômico, do Diário Catarinense, venceu o primeiro lugar na categoria Texto. Já na categoria Vídeo, a série Vocações: o futuro das principais cidades de Santa Catarina, da RBS TV, foi a primeira colocada. A reportagem Industriais da Roça, da Rádio Peperi, ficou com a primeira colocação na categoria Áudio. 

Vencedores do Prêmio Fiesc de Jornalismo 2016 durante da cerimônia realizada na sede da entidade na sexta-feira Foto: Fernando Willadino / Divulgação

O Prêmio Fiesc é um dos mais antigos reconhecimentos do jornalismo em Santa Catarina, com quase três décadas de atuação. Ao todo, 81 trabalhos foram inscritos nesta edição do concurso.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, ressaltou que Santa Catarina é destaque no país não só por seus indicadores, mas também pela qualidade da imprensa catarinense. Para ele, uma boa relação com a imprensa é a melhor forma de estabelecer o contato não só com o público industrial, mas com toda a sociedade catarinense, pois envolve uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado pela entidade. 

— É assim que contribuímos com o debate das questões fundamentais para a sociedade. E é dessa forma que poderemos ajudar a realizar as transformações que o Brasil precisa: com transparência nas informações e clareza nos posicionamentos que defendemos. A Fiesc acredita que a atuação de uma imprensa livre é um dos pilares da democracia e do desenvolvimento de uma nação — afirmou Côrte. 

O momento desafiador para a comunicação foi destacado pelo presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon. 

— Essa é a maior crise enfrentada no setor de comunicação, tanto para os profissionais como para o empresário. Esperamos que em 2017 a gente tenha a oportunidade de vislumbrar dias melhores — disse Arnon.

O prêmio é realizado pela Fiesc e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) com apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC).

Confira a lista completa dos vencedores

Categoria Áudio
1º lugar: Industriais da Roça, de Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi. 
2º lugar: Série: A cidade que respira biscoito, de Edson Honaiser e Fabiano Marangon, da Rádio Celinauta AM. 
3º lugar: Tapete preto do interior, de Juciele Marta Baldissarelli, da Rádio Vale do Contestado.

Categoria Texto
1º lugar: Reportagem: Foco Econômico, de Pedro Machado, Júlia Pitthan e Fabiano Peres, do Diário Catarinense.
2º lugar: Reportagem: Educação é o meu negócio, de Bárbara Thâmires Sales, do Jornal Município Dia a Dia.
3º lugar: Na Bebida Artesanal, a cultura e o desenvolvimento, de Marciano Bortolin, do Diário de Notícias.

Categoria Vídeo 
1º lugar: Reportagem: Vocações - O futuro das principais cidades de Santa Catarina, da equipe da RBS TV, composta por Túlio Borges, Eduarda Mayara Demeneck de Figueiredo; Diogo Andrade RG; Luan Santiago; Marco Antonio Mendes; Guilherme Lira; Cinthia Suellen Raasch; André Buzzi; Jean Carlos Mazzonetto; Mayara Schmidt Vieira; Fábio Cardoso; Upiara Boschi da Silva; Luiz Carlos de Souza; Douglas Márcio; Vanessa Moltini; Raphael Moser; Allan Postal; Thiago Kauê; Everton Cordeiro; Isabella Fernandez; Willian Rodrigues Ramos; Vinicius Farfus; Eduardo Alexandre de Almeida Silva. 
2º lugar: Sem Crise: empresas catarinenses apostam nas exportações, da equipe da RIC TV Record, composta por Juliana Ariana de Senne Corrêa, Leandro Gonçalves Lins e Heloísa de Jesus Custódio.
3º lugar: Empresas do Vale do Itajaí confeccionam artigos para a Olimpíada, da equipe da RBS TV, composta por Vanessa Nora, Fábio Marciel Bublitz, José Alberto Espercot, Paulo Sérgio da Silva Júnior e Rafael Luiz Juncks.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros