IFSC abre 650 vagas de cursos gratuitos de especialização a distância em Santa Catarina - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Pós-graduação22/11/2016 | 13h54Atualizada em 22/11/2016 | 13h54

IFSC abre 650 vagas de cursos gratuitos de especialização a distância em Santa Catarina

Oportunidades estão espalhadas em 12 municípios catarinenses e são divididas em quatro cursos

IFSC abre 650 vagas de cursos gratuitos de especialização a distância em Santa Catarina Leo Munhoz/Agencia RBS
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com 650 vagas de especialização a distância. As vagas para os quatro cursos gratuitos estão espalhadas por 12 cidades do Estado. 

 As inscrições para concorrer a uma vaga nos cursos de Ensino de Ciências, Gestão em Saúde, Mídias na Educação e Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) devem ser feitas de 22 a 30 de novembro, pela internet e sem taxa de inscrição.

Todos os cursos são em nível de pós-graduação lato sensu e ministrados pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC (Cerfead). O curso de Ensino de Ciências destina-se prioritariamente a professores que ministram disciplinas de biologia, ciências, física, química e matemática no ensino fundamental e médio e que possuem título de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os polos de educação a distância com vagas abertas para Ensino de Ciências são Blumenau, Laguna, Treze Tílias e Videira, com 30 vagas.

Curso com mais vagas abertas (280), Gestão em Saúde tem como público principal pessoas com graduação nas áreas de ciências da saúde ou de gestão que trabalham ou pretendem trabalhar em serviços de saúde – preferencialmente em instituições públicas. As vagas são para seis polos: Blumenau (45), Lages (45), Palhoça (50), São Miguel do Oeste (45), Treze Tílias (45) e Tubarão (50).

O curso de Mídias na Educação vai ser oferecido para os polos de Blumenau, Braço do Norte, Joinville e São Miguel do Oeste, com 30 vagas em cada. Professores e outros profissionais graduados que atuam nos ensino fundamental e médio são o público principal desse curso.

Três polos terão vagas turmas da especialização em Proeja, totalizando 130 vagas: Criciúma (40), Itajaí (40) e Lages (50). Profissionais que atuam na Proeja ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), preferencialmente nas redes públicas, com graduação reconhecida pelo MEC formam o público ao qual esse curso destina-se.

Inscrição e seleção

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Quem não possui acesso à rede pode fazer sua inscrição de segunda a sexta em um dos polos com vagas abertas, onde haverá computadores à disposição do público. 

O processo seletivo será feito por meio da análise da formação acadêmica e atuação profissional do candidato, que devem ser informados no momento da inscrição. Os critérios de pontuação estão no anexo do edital.

Curso técnico em Informática

O IFSC também está com inscrições abertas até dia 30 de novembro para o curso técnico em Informática para Internet, na modalidade a distância. São oferecidas 100 vagas, 25 para cada um dos polos: Caçador, Garopaba, Indaial e Itapema.

Para se inscrever é preciso ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. O curso é gratuito e não há taxa de inscrição. A seleção será por sorteio público, que será realizado dia 1º de dezembro. Há reserva de vagas para alunos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

O curso terá duração de três semestres, com encontros presenciais obrigatórios semanais preferencialmente às quintas-feiras, das 18h50 às 22h. A aula inaugural será dia 15 de dezembro, com a presença obrigatória. A inscrição deve ser feita pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC

Leia mais:

Concursos públicos em Santa Catarina oferecem mais de 800 vagas com salários até R$ 19 mil


Universidade Federal da Fronteira Sul modifica data de concurso por causa de ocupações 

Supremo Tribunal Federal decide que tatuados não podem ser barrados em concursos públicos

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros