Matrículas para a rede estadual de ensino terminam nesta sexta-feira - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação30/11/2016 | 18h10Atualizada em 01/12/2016 | 14h01

Matrículas para a rede estadual de ensino terminam nesta sexta-feira

Restam poucas vagas para o período matutino, segundo a gerência regional

Matrículas para a rede estadual de ensino terminam nesta sexta-feira Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Escola Pedro II, no Jardim Blumenau, ainda possui 69 vagas no período matutino. Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Correção: Das 16h de quarta-feira (30) até 13h30min de quinta (1º), informamos equivocadamente que não havia mais vagas para o ensino médio, informação repassada pela gerência regional de educação. Na verdade há, sim, vagas, conforme texto corrigido.

Falta um dia para o término da primeira fase de matrículas na rede estadual de ensino de Blumenau e região, e são poucos os colégios com vagas à disposição para o período matutino. Em nota, a direção da Escola Estadual Básica Pedro II, no bairro Jardim Blumenau, confirmou que há ainda espaço para 42 alunos no primeiro ano do ensino médio, sete no segundo ano e 20 no terceirão. O colégio Luiz Delfino, também na Região Central, possui 84 vagas distribuídas entre as três diferentes séries.
 
Segundo Maria Isabel Paes Schultz, gerente regional de Educação, a procura ocorreu da forma que a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) esperava e, por isso, não houve grandes problemas ou confusões — como em anos anteriores, em que pais chegavam a acampar em frente às unidades de ensino para conseguir vagas.
 
Havia uma preocupação de que a crise econômica fizesse com que diminuíssem as procuras na rede particular e, como consequência, aumentassem na rede pública de ensino, algo que não se confirmou.
 
— A não ser que esses alunos que iriam para a rede particular venham na segunda chamada de matrículas, que ocorre em fevereiro. Mas nesse momento o movimento é bem tranquilo — explica Maria Isabel, apontando que 2016 foi um pouco diferente quanto à preparação dos profissionais da educação para o período de matrículas.
 
Isso porque um relatório elaborado em conjunto entre o governo do Estado e município ajudou a criar uma perspectiva interna dentro dos próprios órgãos públicos quanto à oferta e procura por vagas. Neste ano, um total de 3,5 mil alunos deixarão o nono ano do ensino fundamental para ingressar na primeira fase do ensino médio. Os estudantes foram divididos por área na cidade, o que fez com que diretores de escolas já ficassem preparados para a disputa principalmente pelo período matutino.
 
A primeira fase das matrículas se encerra na sexta-feira. A segunda chamada está prevista para ocorrer entre 1º e 6 de fevereiro, quando serão colocadas à disposição as vagas restantes nas 33 escolas blumenauenses (47 no total da regional). Para os alunos, o ano letivo 2017 inicia em uma segunda-feira, 13 de fevereiro.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros