Turquia pede auxílio de países ocidentais contra partido curdo - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Diplomacia21/11/2016 | 11h28

Turquia pede auxílio de países ocidentais contra partido curdo

Durante reunião em Istambul, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan apelou para que a Otan apoie ofensiva contra PKK e Estado Islâmico 

Turquia pede auxílio de países ocidentais contra partido curdo Adem Altan/AFP PHOTO
Foto: Adem Altan / AFP PHOTO
AFP
AFP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fez um apelo, nesta segunda-feira, para que os países ocidentais apoiem a luta da Turquia contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Ele acusou os europeus de deixar os curdos agir livremente em seu território.

Em uma reunião da Otan, realizada em Istambul, Erdogan disse esperar o apoio da Aliança Atlântica contra "todas as organizações terroristas", começando pelo grupo Estado Islâmico e o PKK.

— Os que têm uma atitude indecisa serão atingidos, mais cedo ou mais tarde, por estes grupos. Não conseguimos aceitar o fato de que os membros do PKK possam se deslocar livremente nos países da União Europeia — alertou Erdogan antes de acusar a União Europeia de ter uma atitude permissiva para com os separatistas curdos.

Leia mais
Leste de Aleppo não tem mais hospitais em funcionamento
Resultado das eleições no Haiti deve ser divulgado em até oito dias
Líder das Farc frisa "compromisso" para referendar acordo de paz no Congresso

As afirmações de Erdogan acontecem em um contexto de alta tensão entre UE e Turquia desde o fracasso do golpe de Estado, em 15 de julho. A União Europeia criticou a amplitude do expurgo após o golpe fracassado, que incluiu a prisão de dirigentes e parlamentares do principal partido pró-curdo.

Recentemente, o presidente turco afirmou que poderá convocar um referendo para decidir se deve continuar ou não com o processo de adesão da Turquia à União Europeia. No domingo, a Turquia sinalizou que poderá se unir à Organização de Cooperação de Xangai (OCS), uma estrutura patrocinada conjuntamente pela China e a Rússia.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros