Carolina Bahia: "Gestão terceirizada do presídio não livra autoridades de suas obrigações" - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Opinião06/01/2017 | 06h01

Carolina Bahia: "Gestão terceirizada do presídio não livra autoridades de suas obrigações"

O anúncio do Plano Nacional de Segurança acabou ofuscado pelas palavras tardias do presidente Michel Temer sobre as mortes no presídio de Manaus. Além da demora – até o papa Francisco divulgou um comunicado – o presidente se equivocou em dois momentos: ao classificar o massacre como um acidente e ao afirmar que não “houve responsabilidade clara ou definida dos agentes estatais”. A gestão terceirizada do presídio não livra as autoridades públicas de suas obrigações.

O governador é responsável, assim como o secretário de segurança e, diante da crise generalizada dos presídios, o governo federal também deve uma resposta à sociedade. Uma das principais promessas do plano de segurança é a construção de cinco presídios federais. Que as medidas anunciadas não fiquem apenas no papel. Chega de equívocos na área de segurança.


Improviso
Assessores de imprensa do Planalto e do Ministério da Justiça estavam em dúvida se a apresentação do ministro Alexandre de Moraes era ou não o anúncio oficial do Plano Nacional de Segurança Pública. Foi durante a reunião do presidente com os ministros que o governo decidiu adiantar as medidas.


O local
O ministro Alexandre de Moraes garante que ainda está escolhendo os locais para a construção dos presídios federais. O certo é que haverá um por região e que, na região Sul, já existe uma unidade no Paraná.


Hit do verão
O Governo pretende investir pesado durante o mês de janeiro em uma campanha para esclarecer pontos da reforma da Previdência. A ideia é convencer a população da necessidade das mudanças, por mais amargas que sejam. Em férias, deputados federais têm sido cobrados por eleitores preocupados com as mudanças.


Cegonha
O presidente Temer entregará na próxima segunda-feira mais de 600 ambulâncias para municípios de todo o Brasil. Para Santa Catarina serão 31. Estão previstas unidades básicas e UTIs móveis.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMallu Magalhães pede desculpas após acusação de racismo em clipe https://t.co/6iXg6ewjOx #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaManifestantes protestam contra Temer no centro de Porto Alegre https://t.co/zsenmqKrck #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros