Condolências por morte de Soares reforçam elo entre Brasil e Portugal, diz Temer - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Diplomacia10/01/2017 | 11h30

Condolências por morte de Soares reforçam elo entre Brasil e Portugal, diz Temer

Restrito a familiares, enterro do ex-presidente português ocorre a partir das 15h, pelo horário local, no Cemitério dos Prazeres

Condolências por morte de Soares reforçam elo entre Brasil e Portugal, diz Temer PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
AFP
AFP

O presidente Michel Temer (PMDB) fez uma breve declaração após se encontrar com o presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, em Lisboa, onde vai participar do funeral do ex-presidente português Mário Soares.

Temer falou que se reuniu com o mandatário português para reforçar a ligação entre os dois países, consolidada, segundo ele, por Soares. 

— Ao trazer as condolências, esse nosso gesto visa reforçar a ligação entre Brasil e Portugal enaltecida ao longo do tempo pela figura exponencial, mais do que portuguesa, mas internacional do grande português Mário Soares — disse o presidente brasileiro no Palácio de Belém, sede do governo de Portugal

Leia mais
Michel Temer desembarca em Portugal para participar do funeral de Soares
Cortejo fúnebre de Mário Soares inicia em Lisboa
Portugal se prepara para o adeus ao ex-presidente Mario Soares

Temer destacou que Mário Soares fez "as mais grandes amizades" no Brasil, destacando a relação com o ex-presidente José Sarney, que integra a comitiva brasileira em Portugal. O presidente brasileiro também transmitiu as condolências do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na entrada do Palácio de Belém, sede do governo português, um grupo de brasileiros que vive em Portugal protestava contra Temer, informou a TV estatal local RTP, que não deu detalhes sobre o número de manifestantes.

Enterro

Após a reunião, Temer e Rebelo de Sousa se reuniram a outros líderes e chefes de Estado e se encaminharam ao Mosteiro dos Jerônimos, local do velório de Soares, para participarem das últimas homenagens fúnebres ao ex-presidente português.

O enterro de Soares está previsto para começar por volta das 15h (horário local), no Cemitério dos Prazeres, restrito aos familiares. 

Temer chegou a Lisboa por volta das 3h da manhã e deve retornar ao Brasil ainda na tarde desta terça-feira, por volta das 15h.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaVereadores querem CPI para investigar o bolsa atleta em Itajaí https://t.co/u6yFvxEXa1 #LeiaNoSantahá 6 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAndrey Lehnemann: Selton Mello prova que está entre os melhores diretores de sua geração https://t.co/dpDHcK4d4w #LeiaNoSantahá 13 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros